Pinheiral

pinheiral

MUNICÍPIO DE PINHEIRAL

O planejamento original da Estrada de Ferro D. Pedro II previa a construção de dois ramais a partir de Barra do Piraí: um na direção de Porto Novo do Cunha, na divisa com Minas Gerais e outro para Cachoeira em S. Paulo. Deste último, inaugurou-se em 1871 o primeiro trecho até Barra Mansa e uma de suas estações foi construída em terras da Fazenda São José do Pinheiro, de propriedade do Comendador Breves [1].

Já em 1890, a fazenda foi desapropriada pelo governo republicano que a transferiu para o Ministério da Guerra e em 1899 para o da Agricultura que nela instalou em 1912 o Posto Zootécnico Federal de Pinheiro (inscrição que pode ser lida no frontispício do casarão já em ruínas – a bela imagem mais abaixo é de Aloysio Breves). O local abrigaria várias instituições de ensino agrícola – atualmente é o Instituto Federal Rio de Janeiro – Campus Pinheiral.

As terras da fazenda formaram em 1916 o distrito de Pinheiro, subordinado a Piraí. Em 31 de dezembro de 1943 a estação e o distrito trocam o nome, passando de Pinheiro a Pinheiral. Nos anos de 1986 e 1990 incêndios de grandes proporções destruíram a sede da fazenda, cujo casarão original encontra-se hoje em ruínas. A imagem abaixo mostra o que restou (foto de Alexsandro Percy).

Em 13 de junho de 1995, o distrito de Pinheiral se emancipa.


[1] Joaquim José de Sousa Breves (São João Marcos, 1804 – Passa Três, 1889) conhecido como Comendador Breves, foi o primeiro cafeicultor a receber a alcunha de “Rei do Café” na época do Brasil Império.
Casou-se com sua sobrinha, Maria Isabel de Moraes Breves, filha dos barões de Piraí. Foi feito comendador da Imperial Ordem de Cristo, oficial da Imperial Ordem da Rosa e coronel da Guarda Nacional pelo imperador D. Pedro II.

Possuía terras que iam do litoral sul-fluminense até o sul do estado de Minas Gerais e que deram origem a diversas cidades nessas regiões, como as fluminenses Mangaratiba, São João Marcos, Rio Claro, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Pinheiral, Mendes, Vassouras, Valença e Rio das Flores.

AGÊNCIAS POSTAIS

REDE FERROVIÁRIA

 


HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS


Pinheiro x Pinheiros

  • Como vimos, a fazenda do Comendador Breves chamava-se São José do Pinheiro.
  • A agencia postal nos primeiros Guia Postais é grafada “Pinheiros”. No entanto, a partir do GP de 1906 a grafia é Pinheiro.
  • Os carimbos foram grafados sempre “Pinheiros” até pelo menos 1910. O exemplar de 1941 no entanto está no singular.
  • A tabela de horários oficial da EFDPII em 1871 publicada nos jornais a grafa “Pinheiros” na inauguração.
  • No entanto, a estação chamou-se sempre “Pinheiro” nas “Estatísticas” do Ministério de Viação (já na época da EFCB).
  • A “Planta Geral da EF D. Pedro II” publicada em 1879 grafa “Pinheiro”.

Definitivamente não há consenso sobre o nome. É possível que em algum momento na virada do século tenha havido uma instrução pelo singular. Apresento alguns dos documentos pesquisados para conhecimento.

A de cima foi publicada no Diario do RJ de 23.03.1871; a segunda é do Anuário de 1920 “Estatísticas das EF” publicada em 1924 pelo Ministério da Viação. Abaixo, o mapa descrito acima.


A agência de Pinheiros é contemporânea da estação, tendo sido instalada no mesmo prédio. Ela acompanhou também a mudança de nome do distrito e está ativa. Vamos aos carimbos:


© 2011-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado out 2021)

4 pensou em “Pinheiral

  1. Parabéns pelo excelente trabalho. Fiquei surpreso em descobrir selos com a antiga denominação de Pinheiral, Pinheiros ou Pinheiro. Um dos motivos da mudança do nome da vila era o encaminhamento das correspondências para o Estado de São Paulo.

  2. Olá, Clovis
    Obrigado pelos elogios.
    Quanto à mudança de nome, forneça mais detalhes, por favor. A minha informação é que a mudança ocorreu antes de 1944. Nessa época, não me consta que existisse uma agencia importante chamada Pinheiro em São Paulo.
    Mande noticias
    abraços

  3. Desculpe-me mas só agora entrei no site novamente. A confusão dos nomes não sei se era por causa de Pinheiros, bairro paulista ou Pinheiros em Cruzeiro – SP. Vou procurar a legislação que alterou o nome para Pinheiral. Abraços

  4. Olá, Clovis
    à época da mudança, a localidade era conhecida por Pinheiro
    Ao final de 1943, houve uma grande mudança de nomes nas agencias do Brasil
    a única Pinheiro que está listada como agencia em 1948 é no Maranhão. Talvez por isso.
    abrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *