Rio Comprido

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

O aprazível bairro nasceu ao longo do Rio Comprido que nascia na floresta da Tijuca e desaguava na baia de Guanabara. Originalmente, permitia a pesca e mesmo a navegação de pequenas embarcações. Na gestão do prefeito Paulo de Frontin foi aberta nas suas margens a avenida Rio Comprido que depois tomou seu  nome.

Um dos mais importantes logradouros do bairro é a Praça Condessa Paulo de Frontin, na esquina da avenida com a Rua do Bispo e sua continuação, rua da Estrela. Seu nome original era Largo do Bispo, que se alternava com Largo ou Praça do Rio Comprido dependendo dos humores políticos. Esses nomes foram refletidos nos das agencias postais pioneiras conforme veremos a seguir.

A exemplo dos vizinhos bairros do Estácio e do Catumbi, passou por um processo de decadência com a favelização e a construção do túnel Rebouças e o elevado sobre o rio que descaracterizou o bairro.


As Agencias Urbanas e Sucursais

O Decreto Imperial de 1865 abordava a regulamentação do Serviço de Correio Urbano na cidade do Rio de Janeiro. Assim, entre 1868 e 1877 foi implantada uma rede de 25 agencias identificadas por letras de A a Z. A do Rio Comprido foi criada em 28 de outubro de 1868 no Largo do Bispo, 7A e recebeu a letra “D”, tendo mudado de nome diversas vezes, acompanhando o logradouro. Infelizmente, não tenho imagens de nenhuma delas. O assunto está explorado em detalhes no menu “Correio Urbano“.

Na República, uma nova agência foi criada no local em 1901.


Carimbos do bairro do Rio Comprido

Outras agencias do bairro


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em maio de 2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *