Largo de Santa Rita e Lupi

Mapa do Centro Para Site - JPEG

 

LARGO DE SANTA RITA

Situado na esquina das ruas Visconde de Inhaúma e Miguel Couto, o pequeno Largo de Santa Rita fica defronte à Paróquia da Santa Rita. A Igreja é do século XVIII.

As Agencias Urbanas e Sucursais

O Decreto Imperial de 1865 abordava a regulamentação do Serviço de Correio Urbano na cidade do Rio de Janeiro. Assim, entre 1868 e 1877 foi implantada uma rede de 25 agencias identificadas por letras de A a Z. Uma delas caberia ao Largo de Santa Rita:

    • Agencia “G” em 24/02/1869 no Largo

A rede deixou de funcionar por volta de 1880. Mais detalhes no menu “Correio Urbano“.

* * *

No alvorecer da República, uma nova rede de Agencias Urbanas foi criada em 30 de dezembro de 1889, embora seu escopo fosse diferente da rede do Império. Agora o objetivo era descentralizar algumas responsabilidades do Correio Central. Foram implantadas inicialmente 8 agencias (letras A a H) e 4 mais tarde (letras I a L).  Elas receberam identificação por letras, à semelhança das anteriores do Império. Santa Rita teve a honra de receber a “A”.

    • Agencia “A” em 30/01/1890 no Largo

Essa agencia foi sucedida por uma regular de mesmo nome que funcionou até ca.1935. Nessa época, foi implantada uma nova leva de sucursais e talvez Santa Rita tenha ficado fora do roteiro. Foi sua última agencia. Vale a leitura da matéria “História das Sucursais do DF“.

Carimbos de agências do Largo de Santa Rita

 

Franquias mecanicas


ACF LUPI

© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br – maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *