Piedade e Pilares

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro


PIEDADE

Nasceu no ponto onde hoje fica a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Com a chegada do trem, vieram o progresso, mais moradores e um problema: o lugar ficou conhecido pelo nome da estação, Gambá. O nome foi dado por dom Pedro II, durante uma viagem. “No momento de expansão ferroviária do Império em direção à Zona Norte da cidade do Rio, o imperador resolveu fazer uma parada em uma região onde havia vários gambás. Por conta disso, o lugar ficou conhecido como Parada Gambá ou Estação Gambá”, explica o historiador André Nunes. Como o nome não agradava muita gente, uma moradora do bairro decidiu escrever uma carta para o diretor da E F Dom Pedro II. O texto era o seguinte: “Por piedade, doutor, troque o nome da nossa estaçãozinha”. O apelo acabou dando certo. O diretor respondeu: “Minha senhora, será feito. Será Piedade”. Ela gostou, e o bairro ficou assim. (ref. wikipedia).

A estação “Piedade” é de 1873 e a agência postal, de mesmo nome, é de 1875 – nome que mantém até os dias atuais.

Carimbos do bairro da Piedade

Da agência Piedade reproduzo duas  imagens do trabalho de Koester.

Outras agencias do bairro Piedade

Carimbologia: vale observar o carimbo T 29d no alto à direita, cujo datador tem o formato dd-nn-aa (1L N 2). Só conheço dois exemplares com esse datador, sendo o outro na agencia Irmãos D’Angelo em Petropolis 2001. Mesmo assim, o diâmetro externo do último é maior (40mm). Não fica nisso: os tipos T 31 e 31a também são raros – só conheço quatro exemplares, sendo dois nesta agência.

 


 

PILARES

Existem duas versões para o nome do bairro. Na primeira, o nome derivaria da “Venda dos Pilares”, devido a adornos de pedra destacados na edificação. Na segunda, o nome viria do largo do bairro, uma das paradas da Estrada Real de Santa Cruz (depois avenida Suburbana e, hoje, Av. Dom Hélder Câmara), onde havia pequenos pilares rodeando uma fonte d’água que serviam para amarrar os cavalos (extraido do portal GeoRio).

Carimbos do bairro de Pilares

Da agencia original “Pilares” (MRJ 485) não possuo exemplares e assim reproduzo imagens do trabalho de Koester.

 


© 2012-2021 agenciaspostais.com.br (atualizado em maio de 2021)