Tabelas e Carimbos

A história das companhias aéreas e dos primeiros carimbos aéreos está no menu “História Postal – Correio Aéreo“. Cabe a este capítulo a apresentação dos diversos tipos e suas respectivas imagens.

A tabela abaixo traz, em ordem cronológica,  os tipos de carimbos aéreos circulados no Rio de Janeiro. Vale observar que a tabela reserva algumas linhas, apresentadas em cinza, para tipos que não encontrei, mas que por analogia poderão existir.

Entendo que é difícil catalogar os exemplares, pois as legendas se repetem; por isso compilei uma tabela sinóptica, ordenada pela legenda superior, para facilitar a localização de tipos semelhantes mas com características de layout próprias.

 

TIPOS AÉREOS ESPECIAIS

Antes de apresentar as imagens de carimbos, gostaria de comentar alguns tipos particulares:

Carimbos tipo “Syndicato Condor” (AER 05 até AER 08 na planilha)

Esse tipo, utilizado nacionalmente, tem notável consistência de layout, com duplo círculo de dimensões 34 e 20 mm e datador em 3 linhas com corpo grande. Como pode ser observado na planilha, eles foram utilizados por várias companhias (conforme legenda superior) e em diversas cidades (legenda inferior) entre 1928 e 1931. Do ponto de vista da carimbologia, trata-se de uma variante do tipo 12 que denominei 12b.

Detalhei em particular o tipo AER 08 utilizado pelo Syndicato Condor. Esse tipo utilizava, antes e após o nome da cidade, separadores no formato de uma fileira de pontos cujo número variava de 3 a 7. No Rio de Janeiro, encontrei as variedades com 3, 4 e 7 pontos, mas notei que em outras cidades, como Porto Alegre, existiam também os tipos com 5 e 6 pontos; desse modo registrei também essas variedades que talvez um dia encontre no RJ. Elas constam das imagens abaixo, atualizadas até 2021.

Recentemente, o Boletim da SPP (dezembro de 2019) publicou um artigo de Wady Nagem Vidal intitulado “Syndicato Kondor” que, por ter abrangência nacional, acrescenta algumas variedades adicionais a esse tipo. Nenhuma no entanto relativa à cidade do Rio de Janeiro, de modo que não alterei minhas planilhas de tipos.


Imagens dos carimbos

Dois dos três últimos tipos apresentam layout similar com um pequeno aeroplano como separador entre legendas. Mas o do AER 7 (PanAm Airways) não é claramente visível. Minha pesquisa revelou sua origem: trata-se do logotipo que a empresa passou a utilizar a partir de 1928.

A série a seguir, do Syndicato Condor, tem pequenas variantes nos separadores conforme o numero de pontos utilizados, que variam de 3 a 7. Nesse caso, utilizei um modo de apresentação diferente. Cada tipo é apresentado em duas bolsas, sendo a superior com carimbos do Rio de Janeiro e a inferior com uma outra cidade. O objetivo é mostrar que existem carimbos com todos os números da sequencia, embora às vezes eu não tenha encontrado os do RJ (caso dos tipos AER 08c e 08d).

Cabe aqui uma explicação sobre imagens onde se vê o carimbo do serviço aéreo sobre franquia mecânica com legenda “Rio de Janeiro” [1]. Como este trabalho está organizado pelos carimbos datadores-obliteradores, neste caso o que acontece é que o Serviço Aéreo recebeu uma máquina de franquear “genérica” do correio central. Genérica porque não traz legenda “Serviço Aéreo” mas sim a genérica Rio de Janeiro. Assim, para cumprir o protocolo de apor ao objeto o local de postagem, o setor o marcou com o carimbo utilizado na época (no caso, o publicitário CSN).

Nota [1] como exemplos, os tipos AER 11B, 16A e 19D (este na imagem logo acima).

O uso de carimbos “genéricos” no município do Rio está contada em detalhe no menu Franquias Mecânicas Rio de Janeiro.


O SERVIÇO AÉREO EM AGENCIAS REGULARES NO ESTADO DO RIO

Os carimbos de serviço aéreo apresentados até aqui foram os utilizados pelo serviço aéreo do Correio Central. Isso não impede que algumas agências (e também seções do correio central) tenham utilizado carimbos aéreos próprios. Estão nesse caso a 2ª Secção, a Avenida Rio Branco, a Sucursal nº7, a Praça Mauá e Niteroi. Esses carimbos estão classificados junto às respectivas agências. Como exemplo, fiz cópia de alguns deles e as reproduzo abaixo.

aereo-2a-sec

aereo-av-rio-branco aereo-niteroi aereo-praca-maua aereo-sucursal-no-7

 

© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br – abril de 2021