Linha 29 EF Grão-Pará

Linha 29 – Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará

A Linha 28 – EF Mauá construiu o trecho até a Raiz da Serra em 1856 onde parou por falta de recursos para construir o trecho da serra. Em 1879 novos sócios organizaram a Cia E F Príncipe do Grão-Pará [2] cujos estatutos foram aprovados em 1881. O objeto do contrato da Grão-Pará consistia na ligação entre a Raiz da Serra e Petrópolis, seguindo até São José do Rio Preto passando por Areal.

Os trabalhos se iniciaram nesse mesmo ano, sendo entregue o trecho até Petrópolis em 1883, ano em que também adquiriu os ativos da E F Mauá. Em 1886 o traçado foi completado até o ponto final, S. José do Rio Preto.

Em 1888 a Companhia foi vendida para a Leopoldina, que, nesse mesmo ano, assinou o contrato para o trecho de Areal até Três Rios. Ver Linha 31.

***

O mapa acima apresenta o trecho inicial da EF Mauá até Raiz da Serra. À esquerda no mapa nota-se a EF do Norte vindo de Rosário (Linha 26); esta havia sido constituída em 1883 e em 24 de fevereiro de 1888 se entroncou com a Grão-Pará na nova estação de Entroncamento, futura Piabetá, permitindo a ligação desta à Corte.

Anos depois, em 1926, a EF Norte, já agora Leopoldina, construiria o trecho Rosário – Visconde de Itaboraí, completando a linha em volta da baía (Linha 27, na horizontal embaixo). No cruzamento com o antigo traçado da Mauá, foi construída a estação “Bongaba” que nunca teve agencia postal.

Por curiosidade, segue imagem atual (wikipedia)

Correio Ambulante Linha 29

Existem também carimbos ambulantes de Petrópolis a Três Rios. Eu os classifiquei na Linha 31 (Areal a Três Rios).

Imagens de carimbos ambulantes da Grão Pará

Vale notar que as orelhas apresentam dois tipos de anotação, com as letras “C”  que eu sempre associei a “conductor” até aparecer “S” – cuja explicação vou ainda ficar devendo.

 

Agencias Ferroviárias linha 29

“Agencia ferroviária” é o termo usado pelos filatelistas para designar agencias postais instaladas em estações ou próximas a elas.  Oficialmente o nome não existe, já que são agencias regulares dos Correios administradas por um agente postal subordinado à mesma estrutura das demais agencias fixas. O fato de constar “Estação” ou “Est.” nos carimbos é simplesmente um indicador de sua localização. Listar essas agencias nesta página tem objetivo de apoio aos colecionadores (entre os quais me incluo). No entanto, a exemplo das agencias regulares, cada uma delas tem sua história e imagens dos carimbos nos seus respectivos municípios.

 

As imagens dos carimbos das agencias estão apresentadas nos respectivos municípios.


©2014-2023 agenciaspostais.com.br (rev outubro 2023)