Linha 30 – Ramal de São Jose do Rio Preto
Em 1885 a EF Grão-Pará assinou o contrato para a extensão da linha de Petrópolis a São José do Rio Preto (que também fazia parte do projeto original). Os trechos Petrópolis-Areal e Areal-São José foram inaugurados em 1886, sendo São José do Rio Preto o ponto terminal.
Convencionou-se denominar as duas linhas que saem de Areal como “ramais”, o Ramal de São José do Rio Preto (linha 30) e o Ramal Areal-Três Rios (linha 31).
Correio ambulante: não tenho registro de carimbos.
Agencias Ferroviarias
Imagens dos carimbos das agencias estão apresentadas nos respectivos municípios.
HISTORIA e CURIOSIDADES
O texto abaixo foi extraído da página do município de SJV do Rio Preto.
O ramal é na verdade parte da linha tronco licitada originalmente. A ponta da linha acabou por ficar em São José do Rio Preto. Entretanto, aparentemente por razões topográficas, a linha chegou pela margem esquerda do rio, enquanto o centro da cidade estava na margem direita como se vê no mapa atual (wikimapia).
Com isso, os Correios precisaram licitar a condução de malas entre os dois locais, já que era necessário atravessar o rio, como se vê na imagem da Gazeta de Noticias ed. 06.11.1888.
O que nos induz a pensar que haveria agencias nos dois locais. Mas nesse caso a estação é simples ponto de trânsito e a agencia está no centro da cidade. O mesmo acontece com a estação que serve à sede do município do Carmo, onde o assunto “estações de trânsito” está mais detalhado. A estação é de 1886 e uma ponte de ferro para facilitar a comunicação rodoviária com o centro da cidade foi construída em 1906 (imagem do Google Street View).
©2014-2023 agenciaspostais.com.br (rev outubro 2023)