Ao final do Império, grande parte dos carimbos já apresentava o estilo circular com datador. Esse tipo é bem difundido, pois tenho na coleção em torno de 630 exemplares dos quatro subtipos, sendo o 2c (com florão) responsável por mais da metade deles.
Esse tipo é muito semelhante ao Tipo [04] que deixei separado por ser basicamente republicano e sempre com legenda inferior.
O quadro de tipos acima foi montado com os exemplares mais antigos da coleção em cada tipo. Mantive as etiquetas da coleção para auxiliar na identificação. São José de Leonissa é o atual município de Itaocara. Ponto da Pedra foi agencia no roteiro postal do bairro de Guaratiba no munícipio do Rio.
Subtipos sem legenda inferior
- Subtipo [2a] – datador com ano em 2 dígitos (século XIX)
- Subtipo [2b] – datador com ano em 4 dígitos (século XX); muito raros, tenho somente 4 exemplares na coleção.
Subtipos com florão ou enfeite na legenda inferior
São caracterizados por um florão na legenda inferior. A grande variedade de florões existentes, alguns muito criativos, faz deles um interessante objeto de coleção. Não obstante, as agências tendiam a manter o uso de um particular florão por longo tempo, tornando-o uma característica auxiliar de identificação daquela localidade.
- Subtipo [2c] – datador com ano em 2 dígitos (século XIX); é o mais difundido dos quatro tipos.
- Subtipo [2d] – o datador foi modificado para acomodar os quatro dígitos do século XX. Bem menos circulado que o anterior.
**
NOTA: Muito semelhantes são os carimbos do tipo 4, cuja principal diferença é possuir legendas inferiores, o que os torna facilmente reconhecíveis.
© 2013-2023 www.agenciaspostais.com.br – dezembro de 2023 (comemorando dez anos de publicação desta página)
Os florões existentes nestes carimbos merecem um artigo especial de descrição por serem muito bonitos e leves. Há dezenas senão uma centena de florões distintos. Abraço. Victor Petrucci
Victor,
concordo inteiramente. Assim que me sobrar um tempo, vou fazer um catado nos exemplares que possuo com florões e fazer um capítulo sobre isso.
Abraços
Paulo
Primeiramente devo dar os parabéns a você Paulo e ao Petrucci por este trabalho tão significativo e importante para a nossa história postal. Eu, como mestrando em história dos selos postais ordinários de 1906 a 1964, tive em seu site uma seara com os seus estudos sobre carimbologia. Estou me esbaldando! Recentemente mudei-me para Itaguaí e a primeira coisa que fiz foi estudar sobre a origem da cidade e por isso acabei deparando-me com o seu site, para a minha sorte. Gostaria de um contato para tratar sobre carimbologia do início do Século XX. Obrigado.
Romeu Natale
www.http://selosdobrasil.forumeiros.com
Prezado Romeu,
obrigado pelos comentários.
Voce já consultou o menu “Carimbologia” do site?
Fique à vontade para entrar em contato. O email é prnovaes@gmail.com
abrs