BREVE HISTÓRICO POLÍTICO
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada em 1º. de março de 1565. Em 1763 a cidade do Rio tornou-se a sede do vice-reino do Brasil e a capital da colônia, transferida de Salvador. Em 1808 a Corte Portuguesa se transfere para o Brasil e, em 5 de abril desse ano, é criada a Intendência Geral de Polícia da Corte, com função similar a Prefeitura.
Com a independência, a cidade do Rio passou a acumular as funções de capital da Província (Estado) do Rio e do país, com evidente assimetria entre as demais províncias. Assim, o município do Rio, por força de ato adicional de 12 de agosto de 1834, passa a constituir o Município Neutro, enquanto a capital da Província do RJ passa a ser a Vila Real da Praia Grande, no ano seguinte renomeada Niterói.
Com o advento da República, o antigo Município Neutro passa a constituir o Distrito Federal, de acordo com a Constituição de 24 de fevereiro de 1891. Em 14 de abril de 1960, efetivada a transferência da capital da República para Brasília, o Distrito Federal passa a constituir uma nova unidade da Federação Brasileira – o Estado da Guanabara.
Finalmente, em 1º. de julho de 1974, por força de lei complementar, é feita a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, formando o novo Estado do Rio de Janeiro, tendo a cidade do Rio como sua capital.
AGÊNCIAS POSTAIS DO MUNICÍPIO DO RIO
Segundo a história postal, desde 1798 funciona oficialmente uma Administração Postal sediada no Rio. Suas atribuições no início incluíam o Brasil e o Estado do Rio.
Este site é dedicado ao estudo do Estado e do Município do Rio, suas agencias e seus carimbos. A principal organização é retratada no menu principal:
- Correio Central do Rio (agencia central e coordenação geral)
- Município do Rio (objeto deste capítulo)
- Estado do Rio (demais municípios do estado).
© www.agenciaspostais.com.br – março de 2014