Gloria

O bairro cresceu em torno do outeiro onde se localiza a igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, construída no século XVIII. Conta-se que ao pé do outeiro havia uma tribo de índios carijós que a ela se referiam como Kariók (casa de carijó), o que teria evoluído como gentílico para os habitantes da cidade, o carioca.

Bairro da Gloria 1910Com a construção do Parque do Flamengo, o bairro foi afastado do mar e hoje à sua frente está a Marina da Glória.

O bairro tem no entanto iniciativas que merecem ser apresentadas, embora neste bairro sem uma relação forte com o ambiente postal.

***

Vila Operária Pereira Passos

Possuía apenas 31 casas do mesmo estilo das da Cidade Nova, mas num local mais nobre, o outeiro da Gloria e bem próxima ao palácio do Catete, sede do governo federal. Foi construída no logradouro então conhecido por “Becco do Rio” nos números 29 a 57 (local ao centro da imagem abaixo):

Imagem do Guia Rex 1946

Iniciado em 1906 e entregue em 1909, o conjunto recebeu o nome de Vila Operaria Pereira Passos em homenagem ao ex-prefeito seu idealizador. A região passaria por grande reforma urbana com as obras do Metrô Rio nos anos 1980. Não há vestígios do beco e da vila operária – hoje nessa área está o CIEP Presidente Tancredo Neves (o primeiro da cidade).

Legenda (o mapa é Google Maps)
  • Em azul, o local aproximado da Vila Operária Pereira Passos;
  • Em vermelho. a Vila Aymores;
  • Em roxo, a Igreja da Gloria.

***

Por outro lado, vale mencionar uma obra vizinha e contemporânea. Na rua paralela, morro acima, conhecida como Alameda Aimorés, foi construída a Villa Aymoré nos anos 1910. Nada semelhante a uma vila operária; trata-se de um conjunto de 10 casas, todas nomeadas com nomes indígenas, uma iniciativa do comerciante e industrial Antonio Mendes Campos.  Este seria homenageado dando nome à nova rua que corre paralela à rua do Catete (vide mapa acima).

Acompanhando o declínio dos bairros da Gloria e do Catete com a transferência da capital, o conjunto estava em franca decadência no final do século XX, com alguns imóveis quase em ruínas. Felizmente, foi adquirida por um grupo de investidores em 2010 na onda de otimismo que se criava com os megaeventos previstos para a cidade. Hoje um conjunto comercial, sua notável arquitetura pode ser apreciada na esquina da Ladeira da Gloria com a Alameda (esta uma via particular) e é tombada pelo município.

Abaixo, imagem lateral da Vila tomada da rua Antonio Mendes Campos (Google Maps)

***

Agencias postais 

 

 

MRJ 359 – Rua Dona Luisa (1881-1882)

Bairro pequeno, espremido entre a zona sul e o centro, no império só tenho o conhecimento da existência de uma agencia postal, por pouco tempo nos anos 1880, na  Rua Dona Luiza, atual rua Cândido Mendes. A informação é do Almanack Laemmert 1881 quando lista as “agencias e casas onde se vendem selos” –  o que não permite afirmar ter sido instalada uma agencia (ou existir um carimbo).

MRJ 359A – ACF Gloria (1992-2013)

 


©2012-2023 agenciaspostais.com.br (atualizado em setembro de 2023)