INTRODUÇÃO
A Portaria 1302 de 8 de novembro de 1933 publicou o primeiro Regulamento Postal sob o Estado Novo e incluiu pela primeira vez uma 9ª Secção na estrutura da DR-DF, fortemente relacionada ao serviço aéreo. Transcrevo o trecho publicado no DOU [1] que descreve suas atribuições:
Art. 9º – A 9ª Secção terá os seguintes encargos:
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- Recebimento, abertura e conferencia das malas aéreas destinadas ao DF;
- Coleta e registro da correspondência aérea
- Recebimento da correspondência aérea postada no DF;
- Expedição de toda correspondência aérea simples e registrada para o exterior e interior do país.
- Encaminhamento à 2ª Secção da correspondência aérea, ordinária e expressa e à 6ª Secção da correspondência aérea simples e expressa destinada ao DF (…)
A mesma portaria no entanto inclui as seguintes atribuições à 2a. Secção:
Artigo 2º – A 2ª Secção terá os seguintes encargos
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- Recebimento, abertura e conferência das malas especiais de correspondência expressa destinada ao DF;
- Coleta e recebimento da correspondência expressa e de entrega rápida destinada ao DF;
- Recebimento da 9ª Secção da correspondência aérea destinada ao DF
- Entrega da correspondência ordinária, expressa e aérea destinada à zona central urbana do DF.
- Expedição em sacos especiais da correspondência expressa para os trens noturnos com correio ambulante
Destrinchar essa lógica oficial não é fácil. Pra começar, a 9ª encaminhava à 2ª a correspondência aérea, ordinária e expressa (sic) mas a 2ª só recebia a aérea (sic) destinada ao DF.
Como se vê, havia um certo relacionamento entre as duas seções. A 2ª era a responsável pelo serviço expresso pelo menos desde o decreto de 1921. Lá encontramos carimbos circulares como o do destaque abaixo de 1932 a 1942.
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Como segunda nota gostaria de apresentar uma monografia que preparei sobre o serviço expresso cuja integra está no menu História Postal. (Clique para ser direcionado). Desse trabalho, reproduzo trecho de um capítulo que me parece ter forte relação com a atividade na 9a. seção: as expressas numeradas.
“O Decreto 24.226 de 11 de maio de 1934 [2] apresentou uma novidade no serviço expresso. A tarifa do serviço nacional expresso seria reduzida de 1000 para 600 réis ao mesmo tempo em que uma nova categoria, a das expressas numeradas, é criada e mantém a tarifa anterior de 1000 réis.
No decreto seguinte, a Lei 537 de 11 de outubro de 1937 [3], não existe mais menção às expressas numeradas. No entanto, dobra a tarifa nacional, que passa de 600 para 1.200 réis, o que nos leva a supor que as categorias teriam sido unificadas. Um sinal disso é que, a partir daquela data, todas as cartas expressas passam a levar um número de registro e muitas delas apresentam um carimbo “EXPRESSAS”, aposto pelos Correios, com ou sem cercadura (…)”
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Notas e informações
[1] Diário Oficial da União – Seção 1 – 09/11/1933 pagina 21273
[2] Diário Oficial da União – Seção 1 – 18/5/1934, Página 9442
[3] Diário Oficial da União – Seção 1 – 1/11/1937, Página 21864
9A. SECÇÃO – EXPRESSAS
De tudo que foi exposto, vemos que tanto a 2ª quanto a 9ª utilizaram ao mesmo tempo carimbos de serviço expresso entre 1933 e 1937. Comparando os envelopes de ambas, notei as seguintes diferenças:
9a. Secção
- todas transitaram por ferrovia
- todas são expressas registradas com tarifa de 1$300
- todas têm carimbo T8
- todas circularam em 1936
2a. Secção
- a maioria transitou dentro no município;
- as demais foram ou vieram de S. Paulo e não possuem marcas de trânsito (seriam talvez os do item 5: sacos especiais da correspondência expressa para os trens noturnos com correio ambulante? ou correio aéreo?)
- Todas têm carimbo T10 ou T13 a partir de 1940
- circularam entre 1928 e 1941
Tipo CRJ 351.1 expressas manhã (1933-1936)
Tipo CRJ 351.2 expressas tarde (1933-1936)
Tipo CRJ 351.3 expressas noite (1933-1936)
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9A. SECÇÃO – AEROPORTO
Na mesma monografia citada acima (Historia do Serviço Expresso) há um capítulo sobre o SEER.
Em Portaria de outubro de 1955 o ministro de Viação e Obras Publicas “resolve autorizar o DCT a criar o Serviço Especial de Entrega Rápida de cartas e bilhetes postais expressos para ser posto em execução inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Isso muitos anos depois desse “serviço postal rápido” criado aparentemente em 1938 como um serviço particular da VASP entre Rio e S.Paulo.
Tipo CRJ 352 “aeroporto” (1940)
O carimbo é exótico com “aeroporto” como legenda superior [4]
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Nota [4] Encontrei carimbos semelhantes na internet entre 1938 e 1941, sendo esse último idêntico com carimbo de S. Paulo.
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9A. SECÇÃO – PROPAGANDÍSTICO
Essa legenda “Visit Rio on Your Next Vacation” só aparece na 9a.S
Tipo CRJ 355.1 manhã (1934)
Tipo CRJ 355.1 tarde (1934)
Tipo CRJ 355.1 noite (1934)
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essa secção com aplicação da indentificação 9ª secção são raros parabéns pelos carimbos..gostei desses.
Obrigado, Vilmar
mas, como digo no site, não tenho referencias dessa 9a. seccção. Vc teria?
Paulo
obrigado por responder meus comentários: eu tenho ou tinha no meio das minha coisas um jornal de 1975,,,que tem um artigo sobre filatelia
oqual falar sobre a 9ª secção…ao que parece esse carimbo teve vida curta em termos de obliteração nas cartas… eu vou dar uma garimpada para ver se consigo ancontrar..e te enviarei por e-mail……( É isso é que é legal um site publicando esse tipo de estudo na filatelia..é sempre bom fazer colecionadores e até mesmo ampliando os conhecimentos dos já veteranos…Não iqual certas pessoas que ao invés de fazer filatelistas , espanta os iniciantes que vao expospor sua modeta coleção quima os coitados…sem nenhuma orientação…..fica aqui registrado meu parabéns pelo site e meu protesto contras aqueles que acabou com os colecionadores novatos.
Caro Vilmar
eu gostaria muito de conhecer essa publicação sobre a 9a. secção, sobre a qual não tenho maiores informações. Aguardarei sua garimpagem!
Muito obrigado pelos elogios. Minha idéia é apresentar tudo o que tenho, de maneira a ajudar os iniciantes a classificar os seus carimbos.
Um abraço, mantenha contacto.