Riachuelo e Ricardo de Albuquerque

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 


RIACHUELO

O bairro é vizinho de Vila Isabel, do qual é separado pelo túnel Noel Rosa. A origem do bairro está na estação “Riachuelo” da E.F. Dom Pedro II, inaugurada em 1869. A agência postal, localizada nas proximidades da estação, é de 1870.

Riachuelo fez parte também da rede de sucursais da cidade, tendo sido a sede da Sucursal Nº 10 criada em 20 de março de 1934. A data de fechamento da rede de sucursais é por volta de 1940. No entanto, de Riachuelo tenho carimbo mecânico de 1945 mostrado abaixo nas imagens de carimbo. Detalhes na página Historia Postal.

Carimbos da agencia Riachuelo (MRJ 510)

Carimbos da sucursal nº10 Riachuelo (MRJ 511)

Os dois primeiros tipos o T9 sobre cartão postal e o T13 no verso de carta tem a curiosidade de estar aplicados sobre correspondência das Feiras de Amostras de 1936 e de 1941. Não consegui entender porque transitou na sucursal de Riachuelo.

A imagem a seguir apresenta correspondência via aérea e expressa (reg.3145) postada em Santa Maria RS (data ilegível). O verso indica que transitou pelo correio aéreo gaúcho em 6/5/1945. O carimbo de recepção “Expressas” é da 4a. Seção do correio central do Rio (data ilegível). O endereço de destino é a estação do Rocha, cuja agencia já estava desativada (funcionou de 1889 a 1936). Foi então encaminhada à Sucursal Riachuelo que a recebeu em 9/5/1945 como se vê no carimbo mecânico.

Esse é o ponto que eu queria mostrar. A sucursal já deveria estar desativada desde o início dos anos 40, pois já existem nessa época carimbos da agencia regular que a sucedeu, conforme se vê nas imagens no próximo parágrafo. Por que se usa um carimbo da sucursal e não um da nova agencia é um mistério.

 

Agencia AC Riachuelo (MRJ 512)

Carimbos de serviço da agencia Riachuelo

Carimbologia: a correspondência bancária a seguir traz no verso um curioso carimbo de serviço, tipo 13a, cuja legenda reza “Porteado por Máquina de Franqueamento”. Tenho registro de somente 4 carimbos desse tipo circulados em diversos bairros do Rio entre 1957 e 1971. A razão pela qual se utiliza um carimbo para dizer que o envelope foi porteado permanece um mistério para mim.


RICARDO DE ALBUQUERQUE

A estação da E F D. Pedro II “Ricardo de Albuquerque” foi inaugurada em 1913. Ela ficava entre as estações de Deodoro (antiga Sapopemba) e Anchieta (antes Nazareth). A agência postal de mesmo nome é de 1928 e ficava próxima à estação.

Seu nome é homenagem ao diretor da ferrovia, e também poeta, Cel. José Ricardo de Albuquerque (fonte Wikipedia).

Carimbos de Ricardo de Albuquerque

 


© 2012-2021 www.agencias postais.com.br (atualizado abril de 2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *