Palacio Itamarati a Porto Maravilha

Mapa do Centro Para Site - JPEG

 

IMAGENS,  HISTÓRIAS E CURIOSIDADES DAS AGÊNCIAS

PALÁCIO DO ITAMARATI

 

O Palácio do Itamaraty foi construído entre 1851 e 1855 por Francisco José da Rocha Leão, conde de Itamarati, filho do primeiro barão de Itamarati. Foi sede do governo republicano de 1889 a 1898 e sede do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970. A relação estabelecida entre a diplomacia brasileira e o antigo edifício que ocuparam por sete décadas fez com que o termo Itamaraty se tornasse cognome oficial do ministério (Wikipedia).

Carimbos do Palácio Itamarati


II CONFERENCIA RADIOCOMUNICAÇÕES, agencia temporária

 


CONFERENCIA DOS CHANCELERES, agencia temporária no Itamaraty


VISITA DO PRESIDENTE TRUMAN, agencia temporária no Itamaraty


CENTENÁRIO DO BARÃO DO RIO BRANCO, agencia temporaria

Transcrevo nota no Diario de Noticias de 15/04/1945: “O DCT, para comemorar o centenário do Barão do Rio Branco, data que transcorrerá no próximo dia 20, além da emissão de 3 selos comemorativos (imagem acima) fará utilizar, na Agencia que funcionará de 20 a 27 do corrente no Palácio Itamaraty, dois carimbos especiais (…)”

Nota na Gazeta de Notícias do dia 20 nos informa que “as 16:30 houve a inauguração da ‘Agencia Postal Especial’ com a presença de várias autoridades“.

Jose Maria da Silva Paranhos Jr (Rio de Janeiro 1845-1912) foi advogado, professor, jornalista e diplomata brasileiro e é o patrono da diplomacia brasileira. Sua maior contribuição foi a consolidação das fronteiras do Brasil, sendo a maior e mais conhecida das questões a anexação definitiva do atual estado do Acre.

 


PALÁCIO DA JUSTIÇA

Projetado pelo arquiteto Fernando Nereu Sampaio, o prédio foi inaugurado em 1926, com a finalidade de abrigar a chamada “Corte de Apelação”, nome atribuído pela Constituição de 1891 aos tribunais de mais elevada instância do Poder Judiciário. Hoje, abriga um centro cultural (CCPJ-RJ) e um museu.

Carimbos do Palácio da Justiça


PALÁCIO PEDRO ERNESTO

O Palácio Pedro Ernesto foi construído entre 1919 e 1923, sendo projetado pelo arquiteto Heitor de Mello e desenvolvido, após a sua morte, por Archimedes Memória e Francisco Couchet. Seu estilo é definido como ecletismo; faz parte do conjunto arquitetônico da avenida Rio Branco. Ainda hoje abriga a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A agência postal “Câmara do Distrito Federal” é de 1956 e “Palácio Pedro Ernesto” de 1980.


AGF PASSEIO

 


AGF PERRONE


AC PETROBRAS

Carimbologia: os dois primeiros carimbos do tipo 28b apresentados são dois dos únicos seis que tenho na coleção. No início, pensei que se tratava de um defeito do tipo 28 (falta do círculo interno) mas, observando com atenção o conjunto, notei que apresentavam uma notável regularidade, que considerei um subtipo daquele, o 28b.


POVOAMENTO DO SOLO

Transcrevo abaixo o art. 1º do  Decreto Nº 6.455 de 19 de abril de 1907:

    Art. 1. O serviço de povoamento do solo nacional será promovido pela União, mediante accôrdo com os Governos Estadoaes, emprezas de viação ferrea ou fluvial, companhias ou associações outras, e particulares, observadas as garantias necessarias á sua regularidade, na conformidade das presentes bases.

O serviço foi estabelecido na Avenida Central e uma agencia postal foi aí criada 16 de julho do mesmo ano.

A sede foi transferida para a Ilha das Flores em São Gonçalo em 21.12.1909 e a agencia passou a subordinar-se à DR-RJ em 08.04.1910. Em São Gonçalo funcionou de 1910 a 1912 e foi reinstalada de 1932 a 1936. Visite a pagina de São Gonçalo e veja a ERJ 1249.

Infelizmente não possuo o registro em carimbos de nenhuma das duas.


© 2012-2021 agenciaspostais.com.br (atualizado em maio 2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *