Estacio

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro
Antigo bairro operário, o Estácio tem rico passado cultural , sendo conhecido como “Berço do Samba”, cantado por sambistas como Noel Rosa. A agência postal, ainda no tempo do império, foi criada em 1869 na rua Estácio de Sá – que foi reformada com a construção da estação Estácio do Metrô. A região, a exemplo dos vizinhos bairros do Rio Comprido e Cachambi, passou por um processo de esvaziamento e decadência. A situação começou a se reverter com a revitalização do vizinho bairro de Cidade Nova e a desativação e implosão do Complexo Penitenciário Frei Caneca em 2010. O presídio, aliás, era o mais antigo do país, construído em 1850.


As Agencias Urbanas e Sucursais

O Decreto Imperial de 1865 abordava a regulamentação do Serviço de Correio Urbano na cidade do Rio de Janeiro. Assim, entre 1868 e 1877 foi implantada uma rede de 25 agencias identificadas por letras de A a Z. A do Estacio foi criada em 1º de agosto de 1869 na rua Estacio de Sa, 26 e recebeu a letra “E”. O assunto está explorado em detalhes no menu “Correio Urbano“.

***

No alvorecer da República, uma nova rede de Agencias Urbanas foi criada em 30 de dezembro de 1889, embora seu escopo fosse um pouco diverso da rede do Império. Agora o objetivo era descentralizar algumas responsabilidades do Correio Central.

Foram implantadas inicialmente 8 agencias (outras 4 mais tarde) que receberam identificação por letras cabendo ao Estacio a letra “G”. Foi situada no Largo do Estacio de Sa (*).  Foi sucedida em 1898 pela agencia “Estacio de Sa”.

***

Uma nova rede, agora já com o apropriado nome de “Sucursais” foi criada por portaria de 27 de janeiro de 1901; inicialmente com seis sucursais, Estácio receberia a Sucursal nº 5. Esta foi inaugurada em 31 de julho de 1902 na Rua Estácio de Sá, nº57. A exemplo da Sucursal nº6, mudanças na demografia dos bairros resultaram na transferência dessa sucursal em 3 de fevereiro de 1932 para o florescente bairro da Tijuca. Em seu lugar uma nova agencia, a AC Estácio de Sá foi criada e funcionou até 2019. Sinal dos tempos, o bairro atualmente não conta com agencia postal.

Vale a leitura da matéria “História das Sucursais do DF“.

(*) o antigo Largo foi totalmente remodelado com as obras da Cidade Nova, que incluem o Centro de Convenções e a estação do metrô.


Carimbos do bairro do Estácio

Infelizmente não possuo imagens das 3 agencias mais antigas do bairro, incluindo as duas de letras. Assim as imagens começam com as da sucursal que nos compensa com uma notável variedade de carimbos, entre os quais os raros “MALA”, dos quais um sobre inteiro. Só os conheço nas sucursais do Estácio, Botafogo e Catete.

ERJ 326 – Sucursal nº 5 – Estácio de Sá

ERJ 327 – AC Estacio de Sá

Carimbos mecânicos franqueadores e propagandisticos do Estacio

 

© 2012-20121 www.agenciaspostais.com.br – atualizado em abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *