Central do Brasil e Estação Dom Pedro II

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ESTAÇÃO CENTRAL DA ESTRADA DE FERRO DOM PEDRO II (ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL)

O texto abaixo é baseado no texto mais abrangente do capítulo ferroviário deste trabalho, que pode ser visto no menu “Linha 1 Agencias“.

Em 9 de fevereiro de 1855, o Governo Imperial firmou contrato com o engenheiro inglês Edward Price para a construção da primeira seção de uma estrada de ferro que visava promover, a partir do Município da Corte, uma completa integração do território brasileiro sobre trilhos. Em 29 de março de 1858, foi inaugurada a seção que ligava a Estação do Campo (nome que pode ser atribuído ao Campo da Aclamação bem como ao tradicional Campo de Sant’Anna) à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (atual Queimados), num total de 48,21 km. Quando da Proclamação da República, em 1889, a Estrada de Ferro D. Pedro II teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil (mudança oficializada a 22 de novembro desse ano).

A agencia dos Correios na estação Central

Uma das mais importantes agências da cidade, ela esteve instalada no prédio da Estação Central da E F D. Pedro II. Baseado na documentação oficial, eu apresentarei sua história através de seis  agencias – numeradas MRJ 161 a MRJ 166 – que representam as sucessivas alterações em seu nome.

Vale antes comentar que a estação central, antes de ter agencia, possuía caixas de recepção de correspondência pelo menos desde 1866, conforme se vê em notas oficiais da DG dos Correios publicadas na imprensa apresentadas abaixo. Chama a atenção que, em datas próximas, notas assinadas pelo mesmo funcionário refiram-se à estação por nomes diferentes, o que certamente influenciará o nome da agência.

Estação do Campo de Sant’Anna (Correio Mercantil 19.05.1866)

Estação do Campo da Acclamação (Diario do RJ em 30.03.1866)

A agencia – A primeira informação sobre agencia é do colega Nova Monteiro em seu trabalho “Administrações e Agencias Postais do Brasil Império”. Nele, é listada a agencia Campo da Aclamação, criada em 3.08.1869. Por outro lado, o documento oficial da DGC publicado em 4 de setembro está na imagem abaixo: Estação Central da est. de ferro D. Pedro II criada e começa a funcionar em 6.09.1869. A diferença de datas não é grande, mas o nome… não sei onde NM conseguiu a informação, mas uma outra nota dos Telegraphos que encontrei na imprensa (Diario do RJ, md) joga um pouco mais de incerteza sobre as datas e locais, podendo causar confusão:

Além disso, porque a DGC falaria em caixa na estação uma semana depois de criar a agencia?

 

Estação do Campo da Acclamação (Diario do RJ de

 

MRJ 161 (1869 – 1889) Dada a importância da data, vou ficar com a certeza, e usar a data de 6 de setembro como a da criação da primeira agencia na Estação Central, que levaria também o cognome de agencia “N” uma das 25 agencias da rede de agencias postais urbanas do Império construída entre 1868 e 1877. A imagem abaixo é a prova da data. Tenho reprodução de carimbo “N” sobre emissão de 1866. A rede deve ter sido desmantelada por volta de 1881, mas permaneceu até o final do Império com o nome de Estação Central da EF D. Pedro II

 


MRJ 162 (1889 – 1898) –  Após a República, a linha  foi renomeada Central do Brasil, com reflexo no nome da agencia. Dessa época tenho um carimbo de 1891 sobre Tintureiro grafado E. CENTRAL E.F.C.BRAZIL

Urbana “I”:  logo a seguir, uma rede de “Sucursais” foi montada como braços do Correio Central. Novamente com denominação por letras, coube à estação a letra “I” (detalhes em Sucursais no DF). Desta, tenho carimbos em 1892 e 1893, que presumo ser o breve intervalo em que a agencia teve essa denominação. Já em 1895 um novo carimbo reza AG. do C. da E. CENTRAL e em 1897 vemos as legendas URBANA – EST. CENTRAL, os últimos desse período “urbano”.


MRJ 163 (1898 – 1925) D. Federal 

A partir de 1898 a agencia passou definitivamente a usar o nome “ESTAÇÃO CENTRAL da E.F.C. do B.”, com a particularidade de grafar “D. FEDERAL” na legenda inferior. (fonte: Relatorio dos Correios de 1898)


MRJ 164 (1925 – 1932) Est. Dom Pedro II 

Em 2 de dezembro de 1925,  o centenário de nascimento do Imperador ensejou a oportunidade de homenagear seu idealizador e a estação foi por decreto federal renomeada “Estação D. Pedro II” [1]. Os Correios já o tinha feito em 31 de novembro conforme o Boletim Postal do mês. Finalmente a estação e a agencia tinham mesmo nome, também grafado no prédio da estação. Foi um breve período, do qual possuo poucos exemplares. (fonte: Boletim Postal)


MRJ 165 (1932 – 1996) APT Pedro II

Um último movimento afetaria ainda nossa agencia (mas não a estação). Em 26 de dezembro de 1931, o ‘governo provisório’ Getúlio Vargas publicaria o Decreto 20.859 fundindo a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos criando o DCT [2]. Em consequência, a fusão da nossa agencia com a vizinha Agencia Telegráfica da Praça da Republica resulta em 3 de fevereiro de 1932 na “APT D. Pedro II” que existiria até seu fechamento por volta de 1996 (ultima citação em Guia Postal). (fonte DOU fevereiro de 1932)


MRJ 166 – Por um breve período funcionaria ainda uma “AC Central do Brasil” na Praça Cristiano Ottoni, endereço da estação (MRJ 166) de 2010 a 2019, quando deixa de constar do site dos Correios. Uma das mais importantes agencias postais da cidade, a estação não tem atualmente um agencia dos correios.

Estação D. Pedro II (Central do Brasil) Imagem Wikipedia, Halley P. Oliveira

Notas

[1] Decreto presidencial que homenageia o centenário de nascimento de D. Pedro II renomeando a estação central.

Estação D. Pedro II (JB ed. 2/12/1925)

[2] “Cria o Departamento dos Correios e Telégrafos pela fusão da Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e aprova o regulamento da nova organização administrativa (…)”


Carimbos da Estação Central da Estação D. Pedro II

Agencia Postal “N” do Império

Agencia postal “I” da República

Agencia da estação da EFCB

Agencia da Estação D. Pedro II

Agencia D. Pedro II

AC Central do Brasil


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