Linha 9 Ramal ou Linha de Porto Novo

Linha 9 – Ramal de Porto Novo

Três Rios era importante entroncamento ferroviário de quatro ferrovias como se vê no mapa acima. Uma delas, o Ramal de Porto Novo (9 em verde no mapa) margeava o o Paraíba em território mineiro, fazia um desvio para passar por Sapucaia e chegava em 1871 a Porto Novo do Cunha no município de Além Paraíba, MG, onde se entroncava com a Leopoldina.

O ramal se justificava pela localização estratégica de Porto Novo, tradicional ponto de travessia do rio Paraíba, ligando a Zona da Mata mineira ao Rio de Janeiro; a expansão do cultivo de café na região também influenciou na decisão.


Correio Ambulante

A profusão de carimbos do correio ambulante é reflexo do grande movimento do ramal, que estava previsto desde o projeto original da EFDP2º.

 

Imagens de carimbos ambulantes da linha 9

AMB 150: os mais antigos carimbos da linha são T103 ovais já na passagem para a república. São os mesmos utilizados na linha do Centro na mesma época, o que mostra a importância do ramal. Eu os tenho em duas turmas (talvez haja uma terceira, pois ela existia no Centro).

 

A seguir, os AMB 153 em três turmas são também semelhantes aos da linha do centro.

O AMB 154 tem o mesmo formato, mas a legenda é R. (ramal) Porto Novo, também em três turmas

O AMB 156 simplesmente substitui o “ramal” por “linha”.

A próxima série AMB 157 já tem formato e tipologia bem maiores, movendo a posição do nome da linha para a legenda inferior. Em três turmas. A linha do Centro usou tipo igual.

O AMB 158 circulou no final do século XIX, mantendo o mesmo formato anterior alterando ligeiramente a grafia das legendas. Acredito tenha circulado em três turmas, embora eu só possua a 1ª.

Os próximos tipos, AMB 163 e 164, têm legenda superior AMB.TE RIO e inferior S.R.-nº que é a identificação dos trens, sendo impares os de ida e pares os de volta. Tenho na coleção os de numero 3 (ida) e (4) volta, ou seja, na direção do centro.

São idênticos aos tipos utilizados na linha 11 na mesma época, o Ramal de S.Paulo. Enquanto no Porto Novo a identificação é S.R., no ramal S.Paulo é S.P. Nas observações ao pé da página reproduzo uma tabela de horários da época.

Do último tipo AMB 168 não tenho informações. Circulou em 1949.

 


Estações Ferroviárias

 

Vale lembrar que, com exceção de Anta e Sapucaia que foram criadas em território fluminense, as demais estações o foram em território mineiro porém com subordinação à DR-RJ. Posteriormente foram transferidas à MG. Santa Fé em 1888, Chiador em 1908 e Porto Novo em 1885. Detalhes no menu Sapucaia.


Notas e Observações

Tabela de horários dos trens SR no Ramal do Porto Novo.

 


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