Inhaúma e Inhoaíba

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 


INHAÚMA

O nome é de origem tupi, e designa um pássaro comum na região. O bairro, às margens da baía de Guanabara, chegou a ter porto importante que entrou em decadência com a concorrência dos novos meios de transporte. A E F do Rio do Ouro, por exemplo, chegou em 1883. Duas de suas estações tiveram agências no bairro: “Inhaúma” de 1879 e “Parada Areal” de 1892. Já a E F Dom Pedro II chegou em 1886 com agência na sua estação de Cupertino (a agência, homônima, é de 1893). Finalmente, a E F Melhoramentos, cuja estação Terra Nova é de 1895 (e a agência, de mesmo nome, de 1896).

 Carimbos de Inhaúma


INHOAÍBA

Bairro da zona oeste vizinho de Campo Grande e Guaratiba. A origem do nome é controversa, mas a que gostei mais é a de uma lenda segundo a qual o proprietário das terras era Senhor Aníbal, pronunciado pelos colonos como Inhô Aníba (si non è vero è ben trovato).

Fazenda de Inhoaíba era atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz, atual Avenida Cesário de Melo. Com a implantação do ramal ferroviário de Mangaratiba, atual ramal de Santa Cruz, foi inaugurado em 1912, a estação Engenheiro Trindade, chamada posteriormente de Inhoaíba, que consolidou o nome do bairro (extraído da Wikipedia). A agência postal é de 1884. A imagem é reprodução de R. Koester. Ela é muito curiosa pela sua legenda inferior (M. N.) – município neutro. Muito rara, só conheço outra em Palmares (Campo Grande).

© 2012-2021 agenciaspostais.com.br (4/2021)