T16 – Digito de controle

 (Padrão Nacional BR-14)*

Este tipo trouxe diversas modificações de desenho. O datador é sua marca registrada, com o datador todo em algarismos arábicos acrescentando campos para dígitos de controle. As orelhas foram abolidas e a legenda inferior perdeu a palavra BRASIL, substituída por DR-DF, DR-GB e DR-RJ. Circulou largamente em todo o estado do Rio, de 1951 (em Botafogo) ao início dos anos 70. Possuo em torno de 650 exemplares desse tipo.

TIPO [16] e seu complicado datador

Se o datador pode ser considerado criativo, por outro lado suas 10 posições de algarismos trazem uma grande dificuldade na montagem pelo operador postal. O quadro acima mostra três exemplares com datador montado corretamente e com legendas DF, GB e RJ que o T[16] utilizou em sua história.

O quadro representa o formato do datador e suas 10 posições. Na primeira linha, o posicionamento correto, exemplificado no fragmento DR-DF acima. Na segunda, o posicionamento nos meses de dois dígitos (10, 11 e 12) que pode ser visto no fragmento DR-RJ onde o terceiro dígito apresenta o algarismo -1 com seu espaçador acoplado (que, conforme a montagem, aparenta 11 dígitos no datador).

As quatro linhas seguintes exemplificam alguns dos erros de montagem que se podem observar nas imagem abaixo.

***

Subtipos

Como foi dito no inicio da página identifiquei dois subtipos – ambos raros – mas que valem ser descritos pela curiosidade.

TIPO [16a] – Dígito de controle com orelhas

Apresento exemplos circulados no DF, na GB e no RJ. Como se nota, não há homogeneidade. O que os une é o uso do datador T16 – vimos carimbo semelhante no  T15, cujo datador era o 15. Tenho dez exemplares.

TIPO [16b] – Tipos semi-exóticos, que têm em comum o datador tipo 16

Os dois primeiros carimbos (Campos e Nova Iguaçu) não têm legenda inferior, pois incorporam na legenda superior a típica legenda inferior DR-RJ do formato T[16].        O terceiro exemplar é de Niterói e traz RJ na legenda superior, reintroduzindo BRASIL na inferior. Pela amostra, circularam só em poucas cidades do interior. Possuo 7 peças.

 

(*) Segundo livro de Carimbologia de Victor Petrucci


© 2013-2023 www.agenciaspostais.com.br – dezembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *