Mapa de 1953, que permite boa visualização das ferrovias na época
LINHA 7 – ESTRADA DE FERRO UNIÃO VALENCIANA ou RAMAL DE SANTA RITA
A autorização para a construção de uma E F entre Desengano (depois Barão de Juparanã na linha do centro) e Rio Preto (às margens do Rio Preto, em território mineiro) veio com o Decreto 3641 de 27 de abril de 1866. Para esse efeito, organizou-se a Companhia Estrada de Ferro União Valenciana. As obras começaram em 1869 e o trecho até Valença inaugurado em 18/05/1871 [2].
Para o prosseguimento da linha houve necessidade de repactuar os termos do contrato, o que foi decidido em 27/08/1877. As obras recomeçaram e os trilhos chegaram à estação Rio Preto em 9 de julho de 1880. Vale observar que a estação ficava na margem fluminense mas assumiu o nome da cidade mineira que ficava em frente, na outra margem. Uma ponte de pedestres ao lado da estação cruzava o rio e fazia a ligação com a agencia postal Rio Preto que existia desde 1855. A estação foi renomeada Parapeúna em 1943, acompanhando a mudança de nome do distrito de Valença [1].
Em 1910 foi constituída pela EFCB a Rede de Viação Fluminense incorporando a linha tronco da Auxiliar e as linhas da União Valenciana e EF Rio das Flores (v. linha 8 a seguir). A nova administração decidiu prolongar a linha ao longo da margem sul do Rio Preto em direção a Santa Rita do Rio Preto, trecho foi inaugurado em 12/11/1914.
Correio Ambulante
Não tenho informações sobre carimbos ambulantes nessa linha.
Agencias Ferroviarias
“Agencia ferroviária” é o termo usado pelos filatelistas para designar agencias postais instaladas em estações ou próximas a elas. Oficialmente o nome não existe, já que são agencias regulares dos Correios administradas por um agente postal subordinado à mesma estrutura das demais agencias fixas. O fato de constar “Estação” ou “Est.” nos carimbos é simplesmente um indicador de sua localização. Listar essas agencias nesta página tem objetivo de apoio aos colecionadores (entre os quais me incluo). No entanto, a exemplo das agencias regulares, cada uma delas tem sua história e suas imagens nos seus respectivos municípios.
Notas
[1] Imagem atual da estação, já denominada Parapeuna, hoje ocupada pela Subprefeitura. Uma plaquinha numa das portas à direita indica a atual agencia AGC Parapeuna dos Correios (imagem Google Maps de 2021).
Imagem da ponte que a ligava à cidade mineira (a imagem é do site estacoesferroviarias.com.br editado por Ralph Giesbrecht).
[2] baseado no texto do livro “A Formação das E.F. no RJ” de Helio Suevo.
©2014-2023 agenciaspostais.com.br (rev. outubro de 2023)