ALFREDO CHAVES
O porto de Benevente, situado na foz do rio de mesmo nome, foi um dos principais portais da imigração, principalmente de italianos. Estes subiam o rio à procura de terras e vieram a se instalar na região a partir de 1870. O distrito de Alfredo Chaves foi criado e elevado a município em 24 de janeiro de 1891, desmembrado de Benevente (atual Anchieta), um dos mais antigos municípios do Estado.
Seu território ficou imune a desmembramentos ao longo do tempo e hoje o município está dividido em sete distritos. Seu nome homenageia o então Ministro da Colonização do Império.
Histórico de distritos
- Alfredo Chaves (1891) subordinado a Anchieta
- Elevado a Vila em 1891
- Matilde (1911)
- Santa Marinha de Airosa (1911)
- Extinto em 1938
- São João (1911)
- Crubixa (1943)
- São Marcos (1911)
- Extinto em 1943
- Quatinga (1933)
- Extinto em 1943
- Sagrada Familia (1943)
- Ribeirão do Cristo (1964)
- Urania (1964)
- Ibitiruí (1964)
Tabela de agencias
Estradas de ferro
O município de Alfredo Chaves se localizava no meio do traçado entre Cachoeiro e Vitória. O trecho da divisa do RJ até Cachoeira havia sido entregue pela Cia. Leopoldina em 1903.
Na outra ponta, era intenção do governo do ES construir a linha entre Vitória e Cachoeiro. Para tanto, foi constituída a empresa estatal EF Sul do Espirito Santo (EFSES) que, de 1895 a 1902 levou a linha até Alfredo Chaves, no rio Beneventes, localidade de Mathilde. Nesse ponto, construi-se a estação de Engenheiro Reeves e aí parou por falta de recursos.
Faltava o trecho Matilde – Cachoeiro de aproximadamente 80 km. Para encurtar a história, o governo decidiu vender à Leopoldina a empresa EFSES. Esta completou o trecho em 1910 até Alfredo Chaves inaugurando a estação Matilde e construindo o pontilhão ferroviário sobre o rio Benevente que permitiu finalmente a conexaão ferroviária completa entre Vitória e o Rio de Janeiro.
A estação Reeves foi desativada e seu nome foi utilizado para renomear a estação Pombal na linha 3 (Ramal Sul do Espirito Santo) que havia também sido adquirida pela Leopoldina na mesma época.
***
HISTORIA, CURIOSIDADES E IMAGENS
Tenho infelizmente poucos exemplares de carimbos do município
Alfredo Chaves – Local 1 no mapa
EES 71 – Alfredo Chaves (1882 – )
Matilde – Local 2 no mapa – distrito e estação
EES 72 – Matilde (Mathilde) (1892-2006)
EES 73 – AGC Matilde (2006 – )
A agencia de Matilde foi criada em 01/04/1892, ou seja, é mais antiga do que as ferrovias.
Um pouco de história
Como vimos no resumo no alto da página, Matilde foi a localidade onde celebrou-se a união por trilhos entre o Distrito Federal e Vitória. Vou detalhar um pouco mais essa interessante história. Começo com o mapa do local (Google).
A primeira a chegar foi a EF Sul do ES em 1902, vinda de Vitória e tracejada em vermelho [1]. Ao chegar a Matilde, encontrou o rio Benevides em azul [2] que contornou por um trecho até a estação Engenheiro Reeves [3] inaugurada em 15 de março de 1902.
Em 1910 foi a vez da Cia Leopoldina, vinda de Cachoeiro e tracejada em amarelo [4]. Como o próprio mapa indica, no local [5] foi inaugurada em 27 de junho de 1910 a moderna estação Matilde. O pontilhão de aço que atravessou o rio e uniu as duas linhas está no local aproximado Ponte de Ferro no mapa (na verdade, essa é uma ponte de pedestres em treliça contruída, a meu ver posteriomente, para dar acesso à nova estação.
Algumas imagens ilustrativas:
Revista da Semana JB 27.06.1906
Este edifício está assinalado no mapa como “Pousada Casarão de Matilde” e datado de 1917 como se vê no alto da fachada. Dizem que foi construído no local da antiga estação de Reeves. Bem na sua frente, a linha faz uma curva e atravessa o pontilhão de aço construido pela Leopoldina (imagem Google abaixo)
A vizinha “Ponte de Ferro” hoje atração turística
Por último, imagem da bela estação de Matilde, edifíco ainda existente.
© 2015-2024 www.agencias postais.com.br (atualizado em abril de 2024)