Alfredo Chaves

ALFREDO CHAVES TN

ALFREDO CHAVES

O porto de Benevente, situado na foz do rio de mesmo nome, foi um dos principais portais da imigração, principalmente de italianos. Estes subiam o rio à procura de terras e vieram a se instalar na região a partir de 1870. O distrito de Alfredo Chaves foi criado e elevado a município em 24 de janeiro de 1891, desmembrado de Benevente (atual Anchieta), um dos mais antigos municípios do Estado.

Seu território ficou imune a desmembramentos ao longo do tempo e hoje o município está dividido em sete distritos. Seu nome homenageia o então Ministro da Colonização do Império.

Histórico de distritos

  • Alfredo Chaves (1891) subordinado a Anchieta
    • Elevado a Vila em 1891
  • Matilde (1911)
  • Santa Marinha de Airosa (1911)
    • Extinto em 1938
  • São João (1911)
    • Crubixa (1943)
  • São Marcos (1911)
    • Extinto em 1943
  • Quatinga (1933)
    • Extinto em 1943
  • Sagrada Familia (1943)
  • Ribeirão do Cristo (1964)
  • Urania (1964)
  • Ibitiruí (1964)

 


Tabela de agencias

Estradas de ferro

O município de Alfredo Chaves se localizava no meio do traçado entre Cachoeiro e Vitória. O trecho da divisa do RJ até Cachoeira havia sido entregue pela Cia. Leopoldina em 1903.

Na outra ponta, era intenção do governo do ES construir a linha entre Vitória e Cachoeiro. Para tanto, foi constituída a empresa estatal EF Sul do Espirito Santo (EFSES) que, de 1895 a 1902 levou a linha até Alfredo Chaves, no rio Beneventes, localidade de Mathilde. Nesse ponto, construi-se a estação de Engenheiro Reeves e aí parou por falta de recursos.

Faltava o trecho Matilde – Cachoeiro de aproximadamente 80 km. Para encurtar a história, o governo decidiu vender à Leopoldina a empresa EFSES. Esta completou o trecho em 1910 até Alfredo Chaves inaugurando a estação Matilde e construindo o pontilhão ferroviário sobre o rio Benevente que permitiu finalmente a conexaão ferroviária completa entre Vitória e o Rio de Janeiro.

A estação Reeves foi desativada e seu nome foi utilizado para renomear a estação Pombal na linha 3 (Ramal Sul do Espirito Santo) que havia também sido adquirida pela Leopoldina na mesma época.

***

HISTORIA, CURIOSIDADES E IMAGENS

Tenho infelizmente poucos exemplares de carimbos do município


Alfredo Chaves – Local 1 no mapa


EES 71 – Alfredo Chaves (1882 – )

 

 


Matilde – Local 2 no mapa – distrito e estação


EES 72 – Matilde  (Mathilde) (1892-2006)
EES 73 – AGC Matilde (2006 – )

A agencia de Matilde foi criada em  01/04/1892, ou seja, é mais antiga do que as ferrovias.

Um pouco de história

Como vimos no resumo no alto da página, Matilde foi a localidade onde celebrou-se a união por trilhos entre o Distrito Federal e Vitória. Vou detalhar um pouco mais essa interessante história. Começo com o mapa do local (Google).

A primeira a chegar foi a EF Sul do ES em 1902, vinda de Vitória e tracejada em vermelho [1]. Ao chegar a Matilde, encontrou o rio Benevides em azul [2] que contornou por um trecho até a estação Engenheiro Reeves [3] inaugurada em 15 de março de 1902.

Em 1910 foi a vez da Cia Leopoldina, vinda de Cachoeiro e tracejada em amarelo [4]. Como o próprio mapa indica, no local [5] foi inaugurada em 27 de junho de 1910 a moderna estação Matilde. O pontilhão de aço que atravessou o rio e uniu as duas linhas está no local aproximado Ponte de Ferro no mapa (na verdade, essa é uma ponte de pedestres em treliça contruída, a meu ver posteriomente, para dar acesso à nova estação.

Algumas imagens ilustrativas:

Revista da Semana JB 27.06.1906

Este edifício está assinalado no mapa como “Pousada Casarão de Matilde” e datado de 1917 como se vê no alto da fachada. Dizem que foi construído no local da antiga estação de Reeves. Bem na sua frente, a linha faz uma curva e atravessa o pontilhão de aço construido pela Leopoldina (imagem Google abaixo)

A vizinha “Ponte de Ferro” hoje atração turística

Por último, imagem da bela estação de Matilde, edifíco ainda existente.


 

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