Del Castilho a Encantado

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DAS AGÊNCIAS

DEL CASTILHO

  

O bairro se formou ao redor da tradicional fábrica de tecidos Nova América, inaugurada em 1925 e desativada em 1991. Nesse local funciona hoje o Shopping Nova América, que preservou a arquitetura (a imagem acima é publicitária, mas dá idéia da parte da frente preservada junto à linha e a chaminé ao centro).
A agência postal é da mesma época, tendo sido criada em 1927.
Carimbos de Del Castilho

 


DEODORO

O bairro nasceu em volta da estação de Sapopemba da EF Dom Pedro II, inaugurada em 8 de março de 1859. A agência postal é dessa época, sendo criada em 1865. Em homenagem ao Marechal Deodoro a estação foi renomeada Deodoro em 1910, no que foi acompanhada pela agência.

Carimbos de Deodoro (para ampliar, clique na imagem)

 


ENCANTADO

O bairro deve seu nome a uma lenda que fala de desaparecimentos “como por encanto” de pessoas que atravessavam o Rio Faria. A lenda tem várias versões, mas o rio aparece na maioria delas. Atualmente o bairro é atravessado pela linha amarela e quase desaparecido entre seus vizinhos Engenho de Dentro e Piedade. Lá morou a cantora Aracy de Almeida.

A estação Encantado da EF Dom Pedro II foi inaugurada em 15 de abril de 1889 e desativada nos anos 1970. A agência postal foi criada um ano depois, mas as informações disponíveis indicam que ela não foi instalada na estação, mas nas proximidades, com várias mudanças de endereço (uma nota muito sugestiva dizia “em frente à cancela da estação”. Hoje há um pontilhão sob a linha na rua Manoel Vitorino, na altura da Praça dos Garis, que poderia ser o antigo local de cruzamento da linha.

A carta-bilhete de 1897 que abre as imagens de carimbo tem um duplo interesse: é endereçada à Estação do Encantado EFCB e possui no verso carimbo de recepção da agencia “Encantado” (mas sem mencionar “estação”).

Carimbos do Encantado (para ampliar, clique na imagem)

© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril de 2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *