Mecanicos Propagandisticos

CARIMBOS MECÂNICOS PROPAGANDÍSTICOS

Seguindo uma tendência mundial, os carimbos propagandísticos começaram a ser utilizados no Rio de Janeiro, então capital federal, no início de 1928. Veja a nota na edição de 1º de março de 1928 do jornal “O Paiz” do Rio de Janeiro sobre a “carimbação reclame”. Na matéria, também é mencionado o uso de “máquinas suecas” (Imagem da hemeroteca da Biblioteca Nacional).

carimbos-mecanicos-propagandisticos-o-paiz-1-marco-1928


Apresentarei a seguir 3 conjuntos de informação: 1) os textos das vinhetas; 2) a descrição dos datadores; 3) painel com as imagens de todos os tipos em sequencia.


  1. A planilha a seguir traz a relação das 26 vinhetas circuladas no Rio de Janeiro, apresentando o texto integral de suas respectivas flâmulas (com a tipologia mais próxima ao original que consegui)

 

2) A próxima planilha apresenta a descrição completa dos datadores de cada tipo.

 


 

3) Uma vez que apresentei os detalhes descritivos de cada tipo, seguem exemplos das suas imagens, mais uma forma de facilitar sua identificação.

NOTA: As imagens completas da coleção estão apresentadas nas agencias que os utilizaram. Por exemplo, as imagens do tipo 1a abaixo foram movidas para a 2a. Secção do Correio Central.

 


© 2016-2023 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em maio de 2023)