L15 Resende a Areias

Linha 15 Resende – Areias

O mapa de 1922 apresenta a ferrovia em vermelho, na direção sul, sendo possivel visulaizar com clareza as estações (Suruby já renomeada Oliveira Botelho no canto superior direito).

 

O Decreto 4893 de 21.02.1872 autorizou a construção da ferrovia, que foi construída pela Cia. E.F. Resende a Areias. Tinha o ambicioso projeto de ligar Resende à Serra da Bocaina em São Paulo, importante polo cafeeiro. Os estudos foram aprovados em 1874 e o trecho fluminense entre Suruby e Estalo foi entregue em 15.11.1877 sendo prolongado até Formoso em 08.01.1878 (esta última já em território paulista).

 

A estação de Suruby

Wikimapia com minhas anotações, com o provavel traçado da EFRA em laranja

Embora eu não tenha encontrado menção formal, tudo leva a crer que a estação de Suruby foi construída para atender à ferrovia Resende a Areias (em laranja). O traçado original da EFDP2º (em preto no wikimapia) é de 1873. Suruby foi o local escolhido para cruzar o Rio Paraíba e daí em diante prosseguir pela sua margem esquerda em direção de S. Paulo. Esse era o local mais próximo ao projetado traçado da Resende-Areias para uma estação de conexão com a EFDP2º.

A data oficial de inauguração de Suruby na documentação ferroviária é 15 de novembro de 1877, embora o Diario do RJ traga matéria em 24 de agosto relatando viagem do Conde d’Eu desembarcando na estação e seguindo até Formoso, de onde continou a cavalo até Bocaina.

Para os que se destinavam a Resende, havia a parada “Plataforma”,  no centro da cidade, ao lado da Santa Casa. Há uma curiosa nota na Gazeta de Noticias de 21 de janeiro de 1878 assinada por fazendeiros paulistas reclamando que o trem expresso da EFDP2º não parava em Suruby, o que os forçava a descer em Plataforma, cruzar a cidade e o rio para tomar o trem na estação Resende em Campos Eliseos (veja o mapa acima).

A ferrovia sempre enfrentou problemas economicos e a linha parou em Formoso por uma década até ser vendida em julho de 1888 para a Cia. EF Resende a Bocaina que retomou as obras e renomeou a linha. Se observarmos a imagem da estação no alto da página, notamos que o “B” de EFRB no alto do edificio parece ter sido colocado posteriormente no lugar do “A”. A linha chegou a São Jose do Barreiro (SP) em 1892. Hoje uma estância turística, era freguesia desde 1842, enriqueceu com o café e sua herança arquitetônica pode ser ainda observada.

Esse último trecho, construído em dificil topografia, foi desativado em 1899 e o restante da linha foi fechado em 1928, com todo seu ativo levado para São Paulo, como nos informa o site estacoesferroviarias.com.br. 

Atualmente, o antigo leito é uma singela estradinha de chão (RJ161) onde não há vestigios das estações nem tampouco das povoações. Na divisa com SP, Formoso ainda está lá, à margem da Rodovia dos Tropeiros paulista, uma bem cuidada estrada asfaltada que a liga a São Jose do Barreiro e Areias.

A estação de Surubi deve ter sido desativada nos anos 1930. Em 1968, a linha da EFCB foi também desativada com a construção da variante pela margem esquerda do rio. No local, não há vestigios nem da linha, nem da estação. A única coisa que restou disso tudo foi a ferroviária “Ponte Suruby” que hoje permite o trânsito rodoviário em pista única.

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Como se vê na planilha ferroviária, existiram cinco estações na linha.

Correio Ambulante

Não tenho conhecimento de carimbos ambulantes nessa linha.

 

Agencias Ferroviarias

Com exceção de Formoso, com uma AGC em funcionamento, todas foram extintas.

Imagens na página de Resende.

 


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