Cambuci

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MUNICÍPIO DE CAMBUCI  (antigo MONTE VERDE)

A primeira noticia sobre a região data de 1810, quando a sesmaria de São Lourenço foi doada à família Almeida Pereira, às margens do Valão Grande. A montante do mesmo rio temos o registro por volta de 1820 do Curato de Bom Jesus do Monte Verde elevado a Freguesia em 04/11/1861 pelo decreto estadual 1203 com os mesmos limites atuais mas excluída a vertente do rio Paraíba (futuros distritos de Cambuci e Três Irmãos).

O município de Cambuci foi criado 20 de outubro de 1890 subordinado a São Fidelis. Elevado a município em 6 de maio de 1891, agora com o nome de Monte Verde, com sede nesse local, foi desmembrado de São Fidelis. Em 8/5/1892 foi extinto, voltando a ser distrito de São Fidelis, mas readquirindo sua independência em 5 de novembro do mesmo ano com sua sede permanecendo em Monte Verde.

Em 13/12/1895 a sede foi transferida para a localidade de Cambuci adotando esse nome – mantido até 2/1/1903 quando a sede volta à localidade e denominação anterior de Monte Verde. Finalmente, em 31/12/1914 a sede é mais uma vez transferida à Cambuci e o município toma definitivamente essa denominação em 17 de outubro de 1918.

 

TABELA DE AGÊNCIAS POSTAIS DO MUNICÍPIO

REDE FERROVIÁRIA

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HISTÓRIAS E IMAGENS 
MRJ 177 – Valão d’Antas (1880)
MRJ 178 – Cambuci (1886)

O mapa de 1892 mostra que, além das divisões políticas acima, também as geográficas trazem pontos de rivalidade entre Bom Jesus e Cambuci. Separadas pela Serra do Monte Verde, primeira está na bacia do Valão Grande, afluente do rio Muriaé, enquanto a segunda está próxima à foz do Valão d’Antas no rio Paraíba.

O provável fator decisório na escolha definitiva da sede foi o desenvolvimento econômico de Cambuci pela construção, na margem esquerda do Paraíba, da EF Santo Antonio de Padua (Linha 35 neste trabalho), trecho da linha que ligava Campos a Miracema. A estação Valão d’Antas foi inaugurada em 1880 e renomeada Cambuci poucos anos depois.

Não tenho imagens de carimbos grafados Valão d’Antas.

 

Carimbos de Cambuci


MRJ 179 – Três Irmãos (1881)
MRJ 180 – AGC Três Irmãos (2000)

O distrito de Três Irmãos, que, como vimos acima, também havia sido excluído dos limites de Monte Verde, só foi anexado a Cambuci pela lei estadual nº1056 de 31 de dezembro de 1943, desmembrando-se de Itaocara.

A estação da EF S.A. de Padua é de 10 de novembro de 1880. Note que ela está exatamente em frente da estação de Portella, terminal da EF de Cantagalo inaugurada na margem direita em 1890. Era esperado que uma ponte fosse construída no local conectando as duas ferrovias, permitindo assim uma ligação da região norte com a capital. Por insondáveis razões politicas, tal ponte veio a ser construída somente em 1936 e, mesmo assim, rodoviária – como nos informa Ralph Giesbrecht.

A agencia postal é de 4 de setembro de 1881 e instalada na estação.


 

MRJ 181 – Vieira Braga (1887)

A estação de Vieira Braga é de 1884 e a agencia postal criada em 31/12/1887.


MRJ 182 – Funil (1882)

MRJ 183 – AGC Funil (2000)

O distrito chamava-se originalmente Santa Rita das Flecheiras subordinado a São Fidelis desde 1879 e renomeado Funil em 9 de novembro de 1916, cuja sede está às margens do rio Pomba, defronte à cidade de Aperibé.

A estação local foi inaugurada em 1º de dezembro de 1881 com o nome de Funil e a  agencia homônima foi criada e instalada na estação em 22 de fevereiro de 1882. Os primeiros carimbos que conheço entre 1884 e 1885 são grafados “E.-DO-FUNIL” (Estação).

Sobre o carimbo “L. DE FUNIL”

Sobre o carimbo “L. do Funil”, que nas imagens da coleção compreende a época entre 1885 e 1894, há controvérsia. Há duas proposições:
1. “Linha do Funil” cuja origem é a estação do Funil na EF Santo Antonio de Pádua com DCA 22.02.1882. Esta foi a alternativa que adotei originalmente;
2. “Lavras do Funil”, município mineiro, DCA 26.10.1833.

Sobre esse assunto, foi necessária uma pesquisa detalhada, cuja integra reproduzo ao pé da página (NOTA 1). Por enquanto manterei as imagens de L. do Funil no RJ.

 

 


MRJ 184 – Bom Jesus do Monte Verde (1864)
MRJ 185 – Monte Verde (1941)
MRJ 186 – AGC Monte Verde (1999)

Acredito que já apresentei acima Bom Jesus, antiga sede do município. Sua agencia é de 12 de julho de 1867, conforme nota na Gazeta Mercantil RJ dessa data.


MRJ 187 – Cruzeiro (1989)
MRJ 187A – AGC Cruzeiro (2000)

Esse distrito foi criado recentemente. Fica também às margens do Valão Grande, entra Bom Jesus e São João do Paraiso. Tudo leva a crer que seja o local original do Arraial do Capim que se pode ver no mapa de 1892 e está citado no GP de 1906. Não lhe possuo carimbos.


MRJ 188 – São João do Paraiso (1875)
MRJ 189 – Paraisinho (1938)
MRJ 190 – AC São João do Paraiso (1953)
MRJ 191 – AGC São João do Paraiso (2000)

Também um local pioneiro na colonização da região, também às margens do Valão Grande, sua agencia postal São João do Paraiso é de 16 de dezembro de 1875 e está ainda ativa no modelo AGC.

 


NOTAS E INFORMAÇÕES

Nota 1 sobre L. DO FUNIL (em abril de 2024)

A REGIÃO MINEIRA
O Arraial de Sant’Anna das Lavras do Funil foi fundado na primeira metade do séc. XVIII e elevado em 1813 a distrito do município de Turvo. Desmembrado em 1831, formando o município de Lavras do Funil. Elevado à cidade com o nome de Lavras em 20.07.1868. Em 1901 o povoado de Ribeirão Vermelho é elevado a distrito de Lavras, sendo desmembrado em 1948 para formar o município homônimo (fonte IBGE).

AS FERROVIAS MG
A EF Oeste de Minas (EFOM) tinha como objetivo ligar Goiás ao porto de Angra dos Reis. Em 1903 foi encampada e posteriormente incorporada à RMV-Rede Mineira de Viação. Em 14.04.1888 ela chegou a Lavras inaugurando, no povoado de Ribeirão Vermelho, a estação de “Lavras”. O local foi escolhido por estar na margem do Rio Grande, onde a EFOM havia sido obrigada contratualmente a também “estabelecer navegação regular entre o Ribeirão Vermelho e a Cachoeira da Bocaina”.
A linha seguiu mais tarde para o oeste em direção à sede de Lavras, distante uns 8 km, onde inaugurou-se em 01.04.1895 a estação Lavras-Oeste. Nesse momento convencionou-se chamar essa estação de “Lavras” e a antiga passou a ser chamada de “Ribeirão Vermelho”.

AGENCIAS POSTAIS EM MG
Segundo RK (R. Koester) e JFPS (José Francisco de Paula Sº), a agencia da estação foi criada em 8 de agosto de 1889. Ambos a localizaram na cidade de Lavras. Acontece que lá ainda não havia estação, que seria inaugurada pela EFOM somente em 1895. A agencia foi portanto criada em Ribeirão Vermelho. O Relatório Postal referente ao ano de 1889 menciona a criação da agencia nessa data e informa claramente seu nome: “Lavras”. Ou seja, no mesmo município (embora em distritos diferentes) haveria agora duas agencias homônimas (imagem abaixo)

Vale mencionar que no verbete Lavras JFPS levanta dúvidas sobre datas de criação ao encontrar menção à nomeação de um agente em 10.07.1889 e empossado a 13.08.1889. Não entendi a dúvida pois está claro que seria o agente nomeado para a agencia de Ribeirão Vermelho, criada em 8 de agosto.

Nesse período não temos suficientes edições de Guias Postais para nos ajudar. O GP de 1880 traz “Lavras” que havia sido inaugurada na cidade em 1833 e o GP de 1900 menciona “Lavras-cidade” e também “Lavras-estação”, mas nada sobre Ribeirão Vermelho. Na verdade, o que me chama a atenção é não aparecer nesse 20 anos nenhuma menção a “Funil”.

A série de carimbos em questão tem datas entre 1885 e 1894, antes portanto da inauguração da estação. Por que a cidade de Lavras, desde 1868 sem o aposto de Funil, utilizaria essa legenda? E por que abreviar Lavras, que caberia perfeitamente na legenda?

AGENCIA POSTAL NO RJ
Cambuci foi elevada a município em 1891, desmembrada de São Fidelis. A EF Santo Antonio de Padua foi construída entre 1880 e 1881 entre São Fidelis e Santo Antonio de Pádua. Em território de Cambuci foram inauguradas 4 estações sendo a DIE de Funil 01.12.1881.

A agencia postal foi criada na estação em 22.02.1882, data bem condizente com os carimbos. Por isso, originalmente eu decidi classificá-los aqui, com a legenda “L. DO FUNIL” entendida como abrev. de Linha.

CONCLUSÃO
Não há no momento elementos suficientes para decisão. Não encontrei nada na imprensa da época. Entretanto, entendo que haja fundamentos para dúvida. Deixarei por enquanto os carimbos no RJ até que apareçam documentos mais conclusivos.


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