Saquarema

MUNICÍPIO DE SAQUAREMA

Sua origem está vinculada à Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema, instituída em 12 e janeiro de 1755 e subordinada a Cabo Frio. A emancipação tem lugar a 8 de maio de 1851 com a criação da Vila de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema; esta é a data oficial do aniversário da cidade. Contudo, a 6 de dezembro de 1859 a vila é extinta e seu território anexado ao recém-criado município de Araruama. Mas, em 24 de julho de 1860 a vila é restabelecida, com o nome de Vila de Saquarema e elevada à cidade em 3/1/1890.

Histórico dos distritos

Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema (1755)
Mato Grosso (1875); Marangua (1943); Sampaio Correia (1946)
Palmital (1891); Bacaxá (1938)

AGÊNCIAS POSTAIS

 

REDE FERROVIÁRIA

 


HISTÓRIAS E CURIOSIDADES SOBRE AGENCIAS

Saquarema (Local 1 no mapa)

O site da Prefeitura nos conta que o local teria sido pela primeira vez avistado quando Martim Afonso de Souza em 1531 atracou em frente ao Morro de Saquarema (morro da Igreja de N.S. de Nazareth) em sua primeira viagem ao Brasil. Imagem abaixo. Com a instituição das Capitanias Hereditárias em 1834 Saquarema passou a pertencer à Capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso.

ERJ 1343 – Saquarema (1839 – )

A agencia é de 12 de março de 1839, o que a torna pré-filatélica, sendo a 35ª mais antiga do municipio.

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Agencias de bairros

Descrevo a seguir os locais com agencias próprias dos Correios, das quais infelizmente possuo em geral poucos exemplares. Além delas, existe uma dezena de AGCs que, como se sabe, são ainda menos pródigas em carimbos.

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Ponte dos Leites em Ipitangas (Local 3 no mapa)


A agencia Ponte dos Leites funcionava nesse local na vizinha Araruama desde 1878. Em 24.11.1909 o BP traz uma nota titulada “Nova Sede”De conformidade com a Portaria de 24, passou para Ipitangas, município de Saquarema, estado do RJ a sede da agencia de Ponte dos LeitesNormalmente, quando o BP informava transferências, ele dizia “agencia tal transferida para…” Nesse caso, reparem, ele diz que a sede foi transferida. Pois bem, esse é um caso inédito, transferir uma agencia de local e de município mantendo seu nome. Veja que o BP vai informar seu fechamento em 18.09.1913 assim: “Ponte dos Leites, Estado do Rio de Janeiro, em 18“. Nada de Ipitangas. Só como curiosidade, ele será recriada em Araruama em 1914 com o mesmo nome, após a inauguração da estação ferroviária.

Pesquisando as razões pelas quais foi transferida essa agencia para Ipitangas, encontrei uma curiosa nota no Correio da Manhã de outubro desse ano. Ela informa que o estado do Rio terá um núcleo colonial de japoneses, pois a fazenda Ipitangas foi adquirida por um capitalista japonês para esse fim. Os colonos propõem o desenvolvimento de agricultura para o que um engenheiro agrônomo foi trazido do Japão. Pelo jeito o empreendimento não prosperou, pois outra nota, no jornal A Noite de 15/12/1913, informa que a referida fazenda foi adquirida por uma empresa inglesa para aparentemente explorar carvão.

A fazenda acabou por se dedicar à indústria salineira. Atendendo ao seu proprietário, o Ministro da Viação autorizou em 21/01/1927 a E F Marica a construir no seu km 107, em Ipitangas,  uma plataforma coberta “para transito de passageiros e mercadorias” (Gazeta de Noticias). Sem agencia.

Próxima ao local funciona desde 2001 a AGC Jardim Ipitangas.

ERJ 1346 – Ponte dos Leites em Ipitangas (1909-1913)
ERJ 1347 – AGC Jardim Ipitangas (2001 – )

Não tenho imagens.


Bocaiuva / Bacaxá (Local 6 no mapa)


A agencia postal “Bocayuva” foi criada em 18 de setembro de 1913 na estação de de mesmo nome da E F Maricá, que havia sido inaugurada no mês anterior. A agencia seria renomeada “Bacaxá” meses depois (21/8/1915), alinhando-se à estação.

A curiosidade sobre essa estação é que era a mais próxima à Saquarema, localizada à beira-mar, a quem era ligada por rodovia. Por essa razão, ela chegou a se chamar “Saquarema” de 1926 a 1928 embora tenha retornado a Bacaxá pouco tempo depois por pressão popular. A agencia logicamente não acompanhou essa mudança, pois já havia outra com esse nome na sede do município.

A tabela abaixo permite acompanhar essas alterações

ERJ 1350 – Bocayuva (1913-1915)
ERJ 1351 – Bacaxá (1915-2003)
ERJ 1352 – ACF Lantana (1993-2012)


Palmital (Local 7 no mapa)


Palmital foi sede de distrito de 1891 a 1938, quando a sede foi transferida para Bacaxá, sobre a qual falei no parágrafo anterior.

ERJ 1353 – Palmital (1893-1963)

 


Mato Grosso / Maranguá / Sampaio Correa (Local 10 no mapa)


A ilustração acima é do Google Maps com grafismos superpostos pelo autor. Ela apresenta o traçado da E F Marica ao atravessar o município de Saquarema em 1913. Nota-se que, ao sair de Maricá, o traçado evita a travessia da Serra do Matto Grosso tomando em Manoel Ribeiro a direção do litoral até Ponta Negra, divisa de Maricá, onde construiu a estação Nilo Peçanha. Daí contorna a serra até encontrar a lagoa, quando desvia para o norte até atingir novamente os contrafortes da serra, local escolhido para a primeira estação em Saquarema. Esse local era a sede da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Matto Grosso, instalada em 26 de outubro de 1875. Com a Republica, o IBGE informa que foi criado em 1891 o distrito de Mato Grosso e anexado ao município de Saquarema. O distrito seria renomeado Maranguá [1] em 1943 e Sampaio Correia [2] em 22 de janeiro de 1946, nome definitivo.

Os nomes da estação e da agencia postal mudaram várias vezes ao longo dos anos, acompanhando vagamente os do distrito, conforme mostro na planilha abaixo (arte do autor, baseada também no menu ferroviário do site).

Vale comentar:

  • A primeira agencia postal da região é de 1881, bem anterior à ferrovia.
  • A estação da E F Maricá foi originalmente inaugurada em 1º de maio de 1913 com o nome de Tinguy [3]. Trata-se um povoado situado a 4 km da linha (ver ilustração). A matéria sobre o evento publicada na imprensa acrescenta que “findo o almoço, o presidente do Estado e sua comitiva foram a pé visitar a séde do districto de Matto Grosso, a pouco mais de um kilometro da estação de Tinguy” [4]. Não descobri por que o nome da estação não acompanhou o do distrito mas, como se vê na planilha, isso foi corrigido rapidamente e em 11 de dezembro do mesmo ano ela foi renomeada Matto Grosso [5]. Mas… por que a distância à sede?

No distrito foi construída por volta de 1936 a Usina Santa Luiza, a segunda maior usina do estado do Rio, que funcionou até 1976. Abaixo, fotos do site do jornal O Saquá (osaqua.com.br) em matéria de 10 de maio de 2016 mostrando a usina em seu esplendor e as ruínas atuais. Ver tambem [2].

Notas e informações:
[1] O site da Prefeitura também nos informa que os índios Tamoios, aliados aos franceses na época das invasões, confrontaram as tropas portuguesas e seus aliados no local que ficou conhecido por Maranguá (em tupi, vale da batalha).
[2] O nome é homenagem a José Mattoso de Sampaio Correia (1875-1943), nascido em Niterói e, formado em engenharia, foi inspetor geral de obras publicas no DF nos anos 1900, quando foi homenageado com uma agencia postal com seu nome em Xerem (1907-08) “para servir às turmas de trabalho do abastecimento d’agua” (JB ed. 30/05/1907). Foi escolhido para construir esse trecho da EFM e mais tarde deputado e senador fluminense entre 1918 e 1937. Consta que o senador foi fazendeiro na região, tendo vendido suas propriedades ao também senador Durval Rodrigues da Cruz – fundador, em 1936, da usina Santa Luiza, por décadas o maior empreendimento do município.
[3] O Fluminense, edição de 2 de maio de 1913 em reportagem sobre a inauguração desse trecho da EF de Marica mencionando a estação Tinguy.
[4] O Paiz, edição de 2/3/1913.
[5] Tabela de horários da EFM publicada no O Fluminense vigorando em 11/12/1913 e listando Matto Grosso na linha.
ERJ 1358 – Conceição de Mato Grosso (1881-1926)
ERJ 1359 – Sampaio Correa (1926-1941)
ERJ 1360 – Mato Grosso de Saquarema (1941-1943)
ERJ 1361 – Maranguá (1943-1949)
ERJ 1362 – Sampaio Correa (1949-2001)
ERJ 1363 – AGC Sampaio Correa (2001 – )

Observação carimbológica: muito suspeito esse primeiro exemplar, com selo de 1968 e carimbo T15 de 1986 completamente fora de época. Mantive pela curiosidade.


Unidades Operacionais

ERJ 1365 – CDD Saquarema (2012 – ) sem imagens

 


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