Linha 51 – Linha de Itabapoana
A Estrada de Ferro do Carangola foi pensada no inicio dos anos 1870 dentro da visão de completar a ligação entre as capitais dos estados do Rio e do Espirito Santo, com direito a um ramal para Carangola. Seus estatutos foram aprovados pelo decreto 5880 de 20 de março de 1875 (“Gazeta Juridica” )e o primeiro trecho ligando Campos a Murundu aberto em 1876.
Como se vê no mapa de 1892 ao lado, o projeto previa uma bifurcação nessa estação, com uma linha saindo à esquerda para Minas Gerais (ver linha 55) e outra seguindo ao norte para o Espírito Santo.
Correio Ambulante
Tenho conhecimento de um único carimbo nessa linha:
Imagem dos carimbos
Bilhete escrito a 12.07.1909 em Ponte do Itabapoana e postado na linha de Campos ao Ramal de Itabapoana (interpretação do texto da legenda pouco legivel) que ao chegar a Campos foi embarcado na Linha de Campos a 13.09 e recebido em 14.09 na Vila do Bom Jardim como se vê na sequencia bem documentada dos carimbos da peça.
Agencias Ferroviárias
Relembrando a história, em 13 de junho de 1879 o Ramal de Itabapoana que vinha de Campos chegou à divisa entre os estados do RJ e ES no rio Itabapoana. A estação inaugurada nessa data, ponta da linha no estado do Rio, foi denominada Itabapoana – e não Santo Eduardo, o nome da localidade.
Depois de algum tempo, a EF Leopoldina finalmente construiu as pontes sobre o rio Itabapoana e inaugurou a estação “Itabapoana” na povoação de Ponte do Itabapoana no Espirito Santo em 1º/02/1893. Como já existia estação com esse nome no estado do Rio, a Leopoldina renomeou a fluminense de Santo Eduardo na mesma data. A agencia postal faria o mesmo no dia 2.03.1893 – na verdade, permutando o nome das duas agencias – uma decisão fora do comum. Com isso finalmente a localidade, a agencia e a estação teriam finalmente seus nomes alinhados.
Toda essa rocambolesca história está contada no menu História Postal sob o título “As agencias gêmeas Santo Eduardo“. Clique para ler.
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