TIPOS 100 “Originais”
A dificuldade em montar um catálogo de tipos de carimbos está em escolher entre as tantas variações conhecidas quais aquelas que têm potencial para se tornar um tipo a destacar e não, simplesmente, um erro, um acidente, ou um exemplar de uma alguma encomenda exótica. Ao longo deste trabalho, tentei usar critérios para fazer essas escolhas. Os selecionados têm a ver com a quantidade de exemplares disponíveis e, o mais importante, que tenha sido usado por mais de uma agência e por algum tempo. Os que não atenderam a essas características não foram catalogados e são apontados como “exóticos”. Mesmo assim, alguns deles mereceram ser apresentados pelas características originais de seu desenho e pelo seu valor histórico. Apresentarei abaixo alguns desses tipos.
Um tipo curioso por apresentar datador começando pelo mês e possuir legendas internas, tais como turma ou turno. Só constam aqui por haver dois exemplares, um na 3a. seção e outro no correio ambulante. Ambos de 1884. Infelizmente, só possuo reproduções. Está classificado no PA sob o nº1699.
Esses carimbos são uma exceção neste trabalho, dedicado principalmente a carimbos circulares com datador e identificação clara da agência. Entretanto, fazem parte importante do correio urbano do município neutro e estão listados no PA sob os nºs 1022 a 1033. As imagens estão apresentadas no menu correio urbano, como podem ser vistas no link https://agenciaspostais.com.br/?page_id=11605
Tipo curioso utilizado nos primórdios do correio ambulante na linha Central e no ramal de Porto Novo. Catalogados no PA.
Para efeito didático, reuni aqui os tipos poligonais, uma exceção ao tipo de carimbo “circular datador” que é a base deste trabalho. Aqui não estão englobados os carimbos retangulares de serviço, administrativos ou de postos de correio (ver menu T58), mas aqueles que, apesar de seu formato peculiar, possuíam características semelhantes aos circulares da época. Todos foram usados por seções do Correio Central.
Imagem 40c: mostra os carimbos quadrados “PAQUETE” da 4ª Secção. Paquete era a denominação dos navios a vapor lançados no início do séc. XX que abreviaram a travessia oceânica para menos de um mês; eram também usados para o transporte de cartas e encomendas – pacotes – postais. O nome é derivado do inglês packet-boats, que gerou o francês paquebot. Como o francês era a língua postal oficial, assim ficou conhecido o serviço.
Imagem 40d: carimbos “HEXAGONAIS” de remessa de valor da 6ª Secção (lado 14mm e diâmetro 26mm). Essa seção era a responsável na época pela correspondência registrada. Pode-se ver a semelhança com outros carimbos utilizados pela seção.
Imagem 40e: carimbos “OCTOGONAIS” do serviço expresso da 2ª. Secção. Eles foram os primeiros a serem utilizados nesse serviço. Lado de 10 mm e diâmetro de Não conheço outro exemplo no Rio de Janeiro.
Este carimbo da 8ª Secção (imagem 40f) tem o circulo central desenhado em forma de medalhão, o que não tem paralelo em nenhum outro tipo do Rio. Como curiosidade, em Moçambique encontrei desenho similar, cuja imagem está ao lado para ilustração (site de marcofilia www.paulosequeira.com)
Obs. no caso dos carimbos ovais, as dimensões Ø externo e interno são as horizontais. O tipo 106a tem dimensões maiores e os traços mais espessos.
Carimbos T 106
O segundo carimbo aéreo utilizado no Rio de Janeiro tem um desenho muito original – um avião estilizado dentro de oval duplo. Foi utilizado em conjunto com os carimbos das empresas aéreas até 1930.
Conforme a imagem abaixo mostra, circulou nas agencias Central, Av. Rio Branco e Sucursal nº7. As duas últimas imagens são reproduções da coleção K. Wittig
Carimbos T 106a (basicamente diferem do anterior por suas maiores dimensões e um traço mais espesso). Só o conheço no Correio Aéreo Central.
Também um carimbo precursor, este foi utilizado pela Aeropostal. Detalhes históricos podem ser vistos no menu Correio Aéreo. imagens representam dois subtipos, cuja diferença são os respectivos separadores. Notar a exótica legenda inferior Rio de J.
Um carimbo original, utilizado exclusivamente pela APT Dom Pedro II (Estação Central do Brasil), que possui várias características curiosas. Entre elas, o círculo único e a data em ‘placa’ que precedeu, em 50 anos, o similar tipo PLACA T[24]. Outra curiosidade é o fato de ter usado simultaneamente dois datadores: um com o ano em quatro dígitos (imagem 40h) e outro com dois dígitos (imagem 40k].
Vale apresentar esse carimbo por suas características. São pouco usuais os diâmetros, a tipologia do datador, as legendas “Aeroporto” e “DR-D.Federal”, e as orelhas 9A.S. Poderia tê-lo classificado como um tipo exótico, mas vale a classificação por ter sido utilizado pela 9ª. Secção, da qual existem poucos exemplares (imagem 40g). Mais uma razão é existir um segundo exemplar com as mesmas características, datado também em 1940, na agencia Olavo Bilac no centro do Rio.
© 2013-2018 agenciaspostais.com.br – agosto de 2018