Correio Ferroviário

CORREIO FERROVIÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

É bastante comum os colecionadores agruparem em “correio ferroviário” tanto os carimbos utilizados nas agências estabelecidas em estações ferroviárias quanto os utilizados no correio ambulante. Neste trabalho, porém, adotarei uma distinção entre os dois, conforme explico abaixo:

  Agências Ferroviárias são agências postais que estiveram instaladas dentro de estações ferroviárias e que utilizaram as linhas férreas como meio logístico para o intercâmbio de malas postais. Essas agências têm semelhança com as agências postais tradicionais pois, além de servirem às estações , frequentemente serviam às localidades que se desenvolviam à sua volta. Elas tinham subordinação à mesma estrutura hierárquica das agência tradicionais. A primeira agência ferroviária que tenho notícia foi a de Cascadura no então DF, instalada em 1862.

  Correio Ambulante é aquele que funcionava dentro dos trens, muitas vezes em vagões especialmente preparados. O correio ambulante utilizou carimbos próprios, que não possuíam identificação de localidades geográficas, mas de linhas a que serviam. Sua organização hierárquica era independente de agências urbanas ou de estação. O serviço foi instituído em 1875 como autônomo, estando no início subordinado à 3ª Secção do Correio Central (mais detalhes no menu Correio Ambulante).

FER 1. Linhas e Ramais RJ

O mapa acima mostra as principais linhas e ramais do Estado do Rio. Ao não encontrar na literatura uma numeração oficial, tomei a liberdade de criar uma, que é baseada em critérios geográficos e cronológicos. É importante também salientar que nem todas as linhas possuíram estações ferroviárias ou correio ambulante, como se verá nos menus específicos.

AGENCIAS FERROVIARIAS 01AGENCIAS FERROVIARIAS 02

A macro organização do capítulo está espelhada no menu principal, copiado abaixo (clique no titulo para direcionamento automatico):

 

©2014-2016 www.agenciaspostais.com.br – junho de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *