Carimbologia

Este site é dedicado à história postal do Estado do Rio de Janeiro. A base do trabalho são as agencias postais e seus carimbos e marcas postais que permitem estabelecer com precisão a época em que funcionaram e sua localização geográfica.

Uma decorrência é uma grande coleção de carimbos que, por sua vez, podem ser organizados por tipos – um trabalho de carimbologia ou marcofilia. Esse capítulo foi publicado pela primeira vez em agosto de 2013. Assim, depois de cinco anos, era hora de uma revisão completa. Esse trabalho está pronto e pode ser consultado no menu Carimbologia. Tenho a certeza que contem muitas informações interessantes e, quem sabe? pode motivar outros colecionadores. Agradeço as contribuições e comentários.

Como aperitivo, anexo abaixo imagem de um envelope recém chegado à coleção. Trata-se de carta registrada enviada  de Reggio Emilia, uma comuna italiana da região da Emilia-Romagna (próxima à Bolonha). Postada em 3 de setembro de 1958, foi recebida em 4 de setembro às 13h30 na recém-inaugurada agencia do Aeroporto do Galeão, conforme o curioso e original carimbo de recepção. Reencaminhada ao destino em SP foi recebida dia 8 na sua 4a. seção. Como o endereço inexiste, foi devolvida ao remetente conforme o carimbo de serviço “EN RETOUR”.

O carimbo obliterador comemorativo indica a “Visita del Presidente Della Repubblica in Brasile” aposto sobre o selo “Amicizia Italo-Brasiliana” emitido em 1958. Neste dá para ver que o avião liga o Arco de Trajano em Roma a um mapa do Brasil no centro do qual está o edifício do Congresso em Brasilia – que em 1958 ainda estava sob andaimes – curioso, não?

O carimbo no verso informa que a carta foi enviada em “Volo speciale Alitalia Roma-Rio de Janeiro”.  Trata-se da visita do Presidente Giovanni Gronchi homenageado também pelos Correios do Brasil com selo comemorativo lançado em 4 de setembro. Coisas da Filatelia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *