Dez anos de agenciaspostais.com.br

Prezados amigos,

Neste dezembro, o site agenciaspostais.com.br está comemorando 10 anos de atividade. Nesses anos, aprendi muito com o seu crescimento, que se tornou muito maior do que eu imaginava, já que havia definido como escopo somente dois estados relativamente pequenos, o Rio de Janeiro e o Espirito Santo.

O que mais mudou com o tempo e a pesquisa foi a percepção de quanto a criação de cada agencia postal refletia o ambiente político, geográfico, econômico e histórico no qual ela tinha nascido. O que rendeu inúmeras e saborosas narrativas sobre pessoas, locais, fazendas, empresas, estradas de ferro…

Os números atuais são cerca de 3.500 agencias postais, 8.000 carimbos diferentes e 25.000 páginas no site.

Neste ano de 2021 me dediquei especialmente ao interior do estado do Rio. Hoje, cada uma das 1.700 agencias fluminenses tem no site uma descrição do local geográfico, datas de funcionamento e sua história político-econômica. Além, é claro, de todos os carimbos que encontrei por ela utilizados nestes últimos dois séculos. O site está cada vez mais próximo do seu subtítulo “História Postal do Rio de Janeiro através de suas agencias e seus carimbos”.

Este é um trabalho aberto a todos, sem fins lucrativos e feito com muita dedicação. Selecionei dois dos 92 municípios como exemplo do trabalho feito:


Valença

Valença


Silva Jardim

Silva Jardim


Meus agradecimentos aos colegas que me apoiaram. Ano que vem tem mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *