“Serviço Imperial”

A marca postal S+I+DECAMPOS tem aparecido nos catálogos RHM, pelo menos desde 2008, no capítulo referente a carimbos pré-filatélicos sob nº P-RJ-05 com a observação de que se conhece uma única peça do tipo.

Como me dedico especialmente à carimbologia do Estado do Rio, perguntam-me vez por outra se tenho informações sobre ela, o que eu vinha negando. Numa revisão recente do site em 2021, voltei a me debruçar sobre o tema.

Orientei minhas pesquisas para o significado da abreviatura ( S+I+ ). Dentre as alternativas, a que me pareceu mais adequada foi “Serviço Imperial” até porque também aparecia assim em Portugal. No entanto, esse epíteto aparece relacionado uma grande variedade de coisas, tais como meio de transporte ou até serviço de porcelana.

Um documento finalmente atraiu minha atenção. Foi publicado pelo Anuário do Museu Imperial de Petrópolis em 1942. Trata-se da “Instrução para o Correio Público estabelecido entre esta capital e as vilas de Jundiaí, São Carlos, Itú e Sorocaba.”

O artigo “Vinte Hum” desse documento reza (sic): “Somente as cartas e papéis dirigidos pelas Authoridades constituídas ou pelos seus Secretarios, ou Escrivaens, que houverem por objecto o Serviço Imperial, e Nacional, serão isentos de taxas, e para o que se deve expressar nos subscriptos o titulo da Authoridade, que os dirigir (…)” Está assinado e datado “Sam Paulo, vinte e cinco de Novembro de mil oitocentos e vinte e quatro – o Secretario do Governo Joaquim Floriano de Toledo.

O grifo (meu) remete naturalmente ao detalhado capítulo “Marcas de Isenção de Porte” que está à pg. 21 do Vol. I do catálogo RHM de selos do Brasil 59ª edição de 2016. Os tipos descritos sob o nº MIP-m4 e MIP-m4A se referem exatamente ao Serviço Imperial e Nacional. Mais adiante, à pg. 23, são reportados exemplos de serviço COM SUFIXO. Finalmente, à pg. 27, trata-se de marcas de isenção aplicadas por carimbo. A pergunta que fica é: o carimbo S+I+DECAMPOS não deveria estar classificado nessa seção do catálogo ao invés dos pré-filatélicos?

Enderecei essa questão ao Peter Meyer, editor do referido catálogo, que me enviou o seguinte comentário:

(…) “a peça que está na minha coleção foi escrita no dia 19 de fevereiro de 1836 para Benavente com porte de 100 réis e carimbos ITAPEMERIM + S+I+DECAMPOS (apagado). Tudo indica ser Serviço Imperial e entraria no capítulo de marcas de isenção postal caso seja encontrada uma peça isenta de porte com este carimbo. Como eu faço (ou procuro fazer) o catálogo apenas com peças que me são apresentadas pessoalmente, eu não faria esta mudança”.

Com a questão em suspenso, conforme opinião do colega, eu incluí a imagem nos carimbos de serviço de Campos acompanhada por este artiguete de esclarecimento.

(cópia da página de carimbos de serviço Campos atualizada nesta data de 27.02.2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *