Transorma: maquina de separação de cartas

A Transorma foi a primeira máquina de grande porte projetada especificamente para a tarefa de separação da correspondência nos Correios. Construída pela holandesa Werkspoor, seu nome é um acrônimo de “TRANsport and SORting, Marchand and Andriessen”, estes os sobrenomes dos inventores.

Duas máquinas Transorma foram instaladas no Correio Central do Rio de Janeiro em 1940, que foram as primeiras fora da Europa.O jornal A Noite (RJ) registrou o acontecimento na edição de 28 de abril de 1940.

Um código do local de destino era impresso pelo operador no envelope que era então transportado pela máquina e armazenado no escaninho correspondente. Havia centenas de escaninhos, conforme o modelo. Mais abaixo há uma tabela de códigos utilizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O envelope apresentado acima possui carimbo da 4A. Seção (noite) datado de 23 de agosto de 1940 e é portanto um dos primeiros exemplares separados pelo equipamento. Isso também confirma a 4a. Seção do Correio Central como o departamento ao qual a máquina esteve subordinada.

Aliás, tenho um carimbo aplicado no verso de envelope que nos indica o trânsito daquela peça pela 3a.turma da “Transorma” em 1943.

Mais tarde, em 1952, duas outras máquinas foram instaladas em São Paulo. Todas foram desativadas por volta de 1978.

Tabela de códigos:

***

Devo muitas peças e dados ao colega Mario Xavier Jr, especialista no tema. Ele também tem uma palestra proferida em 2011 na serie SPP Conecta. Clique para assistir.


©2011-2024 agenciaspostais.com.br (rev. julho de 2024)