INTRODUÇÃO AO CORREIO URBANO
A imagem acima é a capa do livro de Paulo Berger editado em 1965 pelas Edições O Cruzeiro (RJ) em homenagem ao IV Centenário do Rio de Janeiro. Seu conteúdo é baseado no texto do historiador Francisco Agenor de Noronha Santos publicado em 1900 sob o titulo de Apontamentos para o Indicador do DF. Nele são descritas as 21 freguesias em que o Rio de Janeiro era dividido ao final do séc. XIX. A imagem servirá de ilustração para o estudo do desenvolvimento das correios no Município do Rio.
É curioso notar que no Município Neutro funcionaria somente a Agencia Central por mais de quatro décadas até serem criadas duas novas agencias, localizadas nas suas extremidades geográficas: Paquetá (1841) e Santa Cruz (1842) que podem ser vistas no Mapa Postal de 1855 (imagem abaixo). Ambas foram criadas por atos de S.M. o Imperador logo após assumir o governo por antecipação da maioridade em 1840. Portanto, não parecem ter sido uma iniciativa planejada da estrutura dos Correios, talvez por serem na época consideradas como agencias “do interior”.
Outras agências aguardariam mais duas décadas, havendo nos anos 1860 uma profusão de novas agencias em todo o município neutro. O quadro abaixo apresenta um resumo das precursoras.
As agências “de letras” representa o primeiro esforço planejado dos Correios em implantar na cidade uma rede de agencias postais onde se vendessem selos e se postasse a carta. Foram 25 no total, descritas no menu “Correio Urbano no “Imperio”.
***
Para efeito didático, dividi o assunto em vários itens dentro do menu Correio Urbano, onforme o menu principal que está à direta da página
- Correio Urbano no Império, que descreve as iniciativas “dentro do perímetro urbano” (no mapa ao alto, as treze freguesias entre a Gávea e o Engenho Novo, ambas em amarelo)
- Correio Urbano na República e Sucursais, que descreve as iniciativas urbanas até a década de 1960.
- Correio Suburbano apresenta as iniciativas nos subúrbios (áreas de Inhauma, Ilha do Governador e Irajá no canto superior direito do mapa)
- Correio Rural que cobre a zona oeste (Jacarepaguá, Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz no mapa ao alto)
©2024 agenciaspostais.com.br rev. em agosto de 2024