O bairro nasceu no entorno da igreja Nossa Senhora da Apresentação do Irajá, em torno da qual foi criada a Freguesia de mesmo nome em 1644. Como se vê no gráfico acima [1] Irajá (com limites azuis) foi a maior freguesia da zona norte, passagem no século XIX de todas as rotas ferroviárias que ligavam a Corte ao interior do país.
Irajá é hoje uma sombra da freguesia do passado, mas ainda sede de uma das regiões administrativa da cidade. Decidi consolidar os bairros de Irajá, Honório Gurgel, Rocha Miranda, Vicente de Carvalho e Vista Alegre, uma região que ao seu centro tem o morro do Sapé. É cruzada pela linha do metrô, que segue a av. Pastor Martin Luther King e foi também o leito da E F Rio do Ouro que chegou em 1883, data das estações de Irajá e Vicente de Carvalho.
A região é limitada ao sul pela Linha Auxiliar, que inaugurou as estações de Rocha Miranda (que se chamou Sapé) e Honório Gurgel em 1895 e que tiveram agencias criadas décadas mais tarde.
Quadro de agencias
O local de instalação de cada agencia está indicado na coluna “Mapa” e refere-se aos algarismos apostos no Wikimapia atual acima.
IRAJÁ
O ano de criação da primeira agencia em 1871 está indicado no Relatório das Agencias do Imperio de 1895; a data completa consta em nota da DGC no Diario do Rio de Janeiro de 27/06/1871. A segunda agencia foi aberta na republica com o mesmo nome em 1895; a data é a da publicação do quadro “Agencias Ruraes” na Gazeta de Noticias de 23/12/1895. Depois de décadas sem agencia, a atual AC Irajá aparece em 1980.
MRJ 395 – Irajá (1871-1889) sem imagens
MRJ 396 – Irajá (1895-1940) sem imagens
MRJ 397 – AC Irajá (1980 – )
A E.F. Rio do Ouro chegou à Irajá em 1883 sendo inauguradas nesse ano as estações de Vicente de Carvalho, Irajá e Colégio. Há notas na imprensa citando a pedreira de Irajá como fornecedora de peças para construção; tudo leva a crer que forneceu a brita para o leito da EFRO pois ficava próxima à linha. Uma estação “Pedreira” foi inaugurada em 1910 e funcionou até os anos 1940, quando a pedreira foi desativada. A agencia foi criada em 8/8/1910 (BP) e fechada acompanhando a estação. O morro que restou é hoje um centro de peregrinação evangélico conhecido por “Monte Escada de Jacó”. Não tenho imagens.
MRJ 398 – Pedreira (1910-1944) sem imagens
Nos anos 1990, quando já estavam implantadas as agencias franqueadas (que veremos mais adiante), uma exceção foi a criação da agencia própria dos Correios Hannibal Porto. Irajá curiosamente acabou nunca tendo uma agencia franqueada.
MRJ 399 – Hannibal Porto (1995-2022)
TURIAÇU
Já a linha Auxiliar chegou à região no final do século XIX e Turiassu (também Turiaçu ou Tury-Açu), Rocha Miranda, Honório Gurgel e Vicente de Carvalho foram suas estações, todas também com agencias postais.
MRJ 400 – Turiassu (1936-1940) sem imagens
HONORIO GURGEL
MRJ 401 – Honorio Gurgel (1924-1940) sem imagens
ROCHA MIRANDA
MRJ 402 – Rocha Miranda (1936-1937) sem imagens
MRJ 402A – AC Rocha Miranda (1954-2018)
VICENTE DE CARVALHO
MRJ 403 – Vicente de Carvalho (1909-1933) sem imagens
Todos esses bairros viram suas agencias fecharem por volta de 1940 e ficaram sem agencias até quase os anos 1990.
A exceção foi Rocha Miranda, agraciada com agencia em 1954 (nota no Correio da Manhã de 11/06/1954) com o objetivo de descentralizar a distribuição de vários bairros (nota no Diario de Noticias de 23/04/1954).
As agencias franqueadas
Vicente de Carvalho e Vista Alegre foram os únicos da região a ter agencias após a aprovação do processo de franqueamento de agencias postais. São elas:
MRJ 403A – ACF Automovel Clube (1993-2013)
MRJ 403B – AGF Nova Automovel Clube (2013-2019) sem imagens
MRJ 403D – ACF Vicente de Carvalho (1996-2012)
MRJ 403E – ACF Vila Kosmos (1996-2012) sem imagens
MRJ 403F – AGF Kosmos (2013-2022) sem imagens
VISTA ALEGRE
MRJ 404 – ACF Vista Alegre (1996-2013)
MRJ 404A – AGF São Felix (2013 – )
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