Agencias postais “de Divisa”
Introdução
As imagens exemplificam a norma dos Correios de aplicar sobre a peça filatélica um carimbo que, além de obliterar o selo, registra a data e o local de postagem.
O local (na Fig.1) é descrito pelo nome da agência (Campus Universitário), o município (Vitória) e o estado ao qual a agencia está subordinada (ES).
Na fig.2, ao invés do estado (que seria ES) o carimbo registra DR-ES (Diretoria Regional – ES).
Diretorias Regionais dos Correios
As Diretorias Regionais (atualmente chamadas Superintendências) tinham sob sua responsabilidade as agencias localizadas em uma determinada área que, normalmente, tinha os mesmos limites do respectivo estado. Mas, em alguns períodos, os Correios priorizaram critérios logísticos/organizacionais sobre os políticos, subordinando temporariamente a uma diretoria agencias de estados vizinhos localizadas em áreas próximas a divisas. São essas as agencias “de divisa” foco deste trabalho.
Um bom exemplo está registrado no Boletim Postal de agosto de 1943 que traz sob a rubrica “Transferências” a Portaria nº 649 transferindo a subordinação de diversas agencias de Minas Gerais para a D.R. do Espírito Santo.
Os Correios também chamam essa medida “mudança de jurisdição”.
A figura mostra um carimbo de postagem em Resplendor, município mineiro desde 1939. Para o leigo, a peça pareceria postada em uma agência do Espirito Santo.
Outras agencias tentaram até melhorar a informação acrescentando um (MG) ao nome da agencia, o que somado à DR-ES, deixa ainda mais patente a confusão reinante. Duvido que alguem consiga interpretar corretamente esse carimbo.
***
Sabe-se que isso ocorria desde o século XIX, principalmente durante a construção de ferrovias interestaduais em cujas estações eram criadas agencias subordinadas a uma DR diversa do estado onde se localizavam e que posteriormente eram transferidas, como mostra uma rara nota do Boletim Postal de 1908.
Este trabalho pretende estudar as agências desse tipo nas divisas do estado do Rio de Janeiro com os vizinhos estados de São Paulo (à esquerda), Minas Gerais (acima) e Espirito Santo (à direita) posicionando-as em seu ambiente histórico.
O mapa abaixo é de 1823, da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, e permite ver as divisas do estado do Rio nessa época.
Por Paulo Novaes outubro de 2024
Editor deste site
© 2024 agenciaspostais.com.br