T05 – Barra Dupla

TIPO [5] – “BARRAS DUPLAS”

O desenho do carimbo é bastante rebuscado, com barras, volutas, orelhas e datadores variados, alguns com dígitos extras de controle. Isso indica a vontade de acrescentar o máximo de informações a respeito do processamento interno dos correios. Uma característica curiosa é que todos os 200 carimbos desse tipo circularam somente na então Capital Federal entre 1907 e 1933.

Analisando o carimbo exemplificado abaixo, vemos que é do Correio Central do Rio de Janeiro, transitado em 23 de novembro de 1919 na 2ªSecção em sua 3ª distribuição diária. Nas orelhas temos ainda dígitos de 1 a 7, que talvez indique o guichê e os dígitos de controle que poderiam indicar o funcionário, ou o horário, não faço ideia. Parece-me excessivo. Nenhum outro tipo de carimbo conterá tantas informações como esses barras-duplas.

Carimbologia Barra Dupla

 

Tipo inconfundível, o carimbo de barras duplas circulou de 1907 a 1933 exclusivamente no município do Rio de Janeiro, então Distrito Federal (com exceção de uns poucos carimbos ambulantes). A grande maioria foi utilizada pelo Correio Central em suas “Secções”. Há grande variedade de subtipos, como mostra o quadro.

Quadro de tipos:

Descrição dos tipos:

Vale uma introdução sobre a 8ªS: o Correio Ambulante esteve subordinado a ela desde sua criação em 1894. Com exceção de dois ou três exemplares clássicos logo no início, a 8ªS é conhecida por layouts exóticos durante todo o século XIX. Voltou aos clássicos a partir de 1901 até a introdução dos barras-duplas no período de 1907 a 1910, quando perdeu suas atribuições operacionais, ficando a cargo, por exemplo, do refugo. Nesse mesmo ano de 1907, até 1909, o correio ambulante também utilizou o tipo [5b].

Resumindo, podemos assumir uma forte ligação entre todos os carimbos da 8ªS com o Correio Ambulante.

A 4ªsecção herdou da oitava a atribuição do Correio Ambulante em 1910. Sintomaticamente ela passou a utilizar os carimbos Barras-Duplas até quase os anso 1920 quando voltou a utilizar os clássicos. Novamente uma forte influência

Há portanto total sobreposição de carimbos tipo barras-duplas da 8ªsecção e do Correio Ambulante. As peças inteiras que disponho da 8ªS trazem destinatários fora do Rio por trajetos ferroviários. Quase poderíamos assumir que os carimbos T[5a] seriam todos ferroviários.

Tipo 5a – relativamente escasso, o carimbo Barras-Duplas circulou na 8ªsecção de 1907 a 1910 e na 4ªsecção de 1910 a 1914. Tenho meia dúzia de exemplares de cada um.

Tipo 5b – também escasso, com legendas de correio ambulante e layout com orelhas, circulou de 1907 a 1909 (na linha tronco e no ramal SP da EFCB). Tenho uma dúzia de exemplares.

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Em ambos os tipos, há 4 distribuições mais a noturna, representada por um “N” maiúsculo na orelha direita. A tipologia é ligeiramente maior e só há uma voluta no anel externo.

Tipo 5d – Esse tipo foi exclusivamente utilizado pela 2ªsecção de 1914 a 1929, quando ela tinha várias atribuições operacionais. Foram 5 distribuições nas 6 orelhas, ou seja, 30 tipos possíveis. Possuo mais do que o dobro disso se considerar os vários anos.

Tipo 5e – exclusivamente pela 7ªsecção utilizado entre 1907 e 1933 com as mesmas distribuições (*) e orelhas. Quantidades também semelhantes. Até as volutas são iguais. A sutil diferença? As barras retas no 5d e espessas no 5e. Em alguns tipos, existe a orelha nº7,  um pouco mais rara e datada somente 1933, o que pode significar a ampliação tardia com mais um guichê.

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Tipo T5g – Esse tipo foi exclusivamente utilizado pela 5ªsecção de 1907 a 1910. Trata-se de um único tipo, CRJ 220, em 2 turmas.  Cinco exemplares no total.

Tipo T5h – Esse é um tipo simpático que circulou de 1914 a 1933. Todos tem exatamente as mesmas características e dimensões e a mesma agenda inferior: RIO. Ou seja, só bairros do Rio de Janeiro. Tenho uns 50 exemplares de uns 25 bairros. O datador tem DC que, em algumas agencias e sucursais, podem indicar as distribuições.

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Esses dois últimos guardam muita semelhança com o [5g] da 5a.S. Tipo único, com 2 ou 3 turmas cada, com orelhas e datador gigante DDRRRAAAA-DCDC. Aquele era da 5ªS e estes são da 3ªS e da 8ªS. Além do layout, não encontrei nada em comum.

Tipo T5i – Esse tipo foi exclusivamente utilizado pela 3ªsecção de 1911 a 1916. Trata-se de um único tipo, CRJ 133, em 2 turmas.  Quatro exemplares no total.

Tipo T5k – Esse tipo foi exclusivamente utilizado pela 8ªsecção de 1912 a 1913. Trata-se de um único tipo, CRJ 345, em 3 turmas.  Três exemplares no total.


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