Desta vez não pude considerar que o acréscimo de orelhas seja um simples subtipo do anterior. O tipo T[11] tem um layout próprio e aparece somente em 1940.
Nele sente-se o peso do uso de um carimbo de padrão nacional: a legenda inferior traz BRASIL pela primeira vez como característica de tipo enquanto a orelha direita apresenta a unidade da federação (no caso, DF para o município do Rio e RJ para o Estado). Outro tipo seu contemporâneo com características semelhantes de legenda “Brasil” e orelhas é o Tipo [13], que apresentarei logo a seguir.
Teve amplo uso em todo o estado do Rio e no DF. Curiosamente, Petrucci apresenta e classifica este tipo, mas não o nomeia como padrão nacional (que eu acho que mereceria).
Procurei apresentar um painel de imagens com carimbos variados. Da esquerda para a direita, uma agência do centro, um exemplar do interior e outro do Correio Central. Há vários tipos de espaçadores em “Brasil”, veja por exemplo as estrelas à esquerda. Não encontrei no entanto nenhuma lógica no seu uso que justificasse a classificação em subtipos.
© 2013-2023 www.agenciaspostais.com.br – dezembro de 2023