RIO NOVO DO SUL
A Freguesia de Rio Novo foi estabelecida em 14 de abril de 1883, subordinada a Itapemirim. Elevada a vila em 23 de novembro de 1893, renomeada Itapoama em 31/12/1943 e finalmente Rio Novo do Sul em 29 de dezembro de 1953 (IBGE).
Histórico de distritos
- Rio Novo (1883) subordinado a Itapemirim
- Itapoama (1943) (nome do rio que limita o 1º distrito ao norte)
- Rio Novo do Sul (1953)
- Guiomar (1907)
- Não mais aparece em 1933
- Rodeio (1933)
- Princesa (1943)
Planilha de agencias
Rede Ferroviária
A EF do Litoral tinha um ambicioso projeto de interligar Mimoso da Sul a Vitória em um trajeto mais próximo ao litoral. Acabou resultando num modesto trecho entregue em 1928 da estação de Paineiras na EF Itapemirim até Rio Novo. Não teve vida longa e aparentemente foi desativado ao final dos anos 1940. Paineiras aparece no mapa abaixo ao sul de Páo d’Alho às margens do Itapemirim.
**
HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS
(texto baseado no site da Prefeitura Municipal; a imagem acima é um detalhe do mapa Rivierre de 1878 com destaque em azul para a área descrita no texto).
A sua história teve início a partir de 30 de Dezembro de 1854, quando foi fundada a Colônia do Rio Novo por meio de uma associação organizada pelo Major Caetano Dias da Silva. Em dezembro de 1856 chegaram os pioneiros, 12 famílias de colonos suíços e, em 1875 uma leva de colonos italianos tiroleses. O início do desbravamento se deu na localidade denominada Pau D’Alho, cujas terras eram banhadas pelo Rio Novo (chamado 1º território). A sede da Colônia foi estabelecida à margem desse rio.
***
Guiomar e Rodeio
Chama a atenção a presença de Guiomar, mesmo por pouco tempo, entre os distritos de Rio Novo do Sul (ver histórico de distritos acima). O IBGE em seu pouco detalhado texto não nos esclarece; ao contrário, diz que em 1933 Guiomar “não mais aparece”, enquanto introduz Rodeio nessa mesma data.
No mapa Lindenberg de 1935 é fácil verificar que Guiomar foi importante estação da EF Leopoldina e pertence hoje ao município de Vargem Alta, sem jamais ter sido seu distrito. Mas a agencia postal “Guiomar” lá esteve quase todo o tempo. Por que então aparece em Rio Novo como distrito? Uma pesquisa me levou ao coronel Carlos Gentil Homem que viveu na virada do século XX entre Piuma (Iconha), Rio Novo e Vargem Alta – um homem cheio de lendas e histórias. Entre elas, a de que ele teria conseguido nomear três estações da Leopoldina com o nome de suas filhas Virginia, Guiomar e Matilde e também exigido um desvio da linha próximo a Vargem Alta para que essa cruzasse suas terras. Há muitas controvérsias sobre ele nos textos jornalísticos (*).
(*) A esse respeito, veja as observações de uma pessoa da família, minha leitora Andreia Bosi, na área de comentários ao pé da página.
Quanto a Rodeio, extensa matéria no O Estado do Espirito Santo de 13 de janeiro de 1904 discorre sobre a região e nos informa que o Sr. Gentil “mudou a sede do município de Piuma para Rodeio” (trecho cuja imagem está ao lado) e mais adiante, refere-se à lei n.370 de 14.10.1901 “que desanexou Rodeio do município de Piuma, transferindo-a para o do Rio Novo”. No mesmo jornal, matéria na capa da edição de 14.11.1911 reconfirma Rodeio em Rio Novo (o que confirma seu ‘aparecimento’ no IBGE)
Resumindo, a política da região era volátil e deve ser essa a razão pela qual esses distritos aparecem, mudam e desaparecem…
***
Colônia do Rio Novo / Rio Novo do Sul – Local 1 do mapa
EES 1001 – Colônia do Rio Novo (1882-1885)
EES 1002 – Rio Novo (1885-1943)
EES 1003 – Itapoama (1943-1957)
EES 1004 – Rio Novo do Sul (1957 – )
Rodeio / Princesa – Local 2 no mapa
Rodeio tem uma curiosa história que está contada na matéria mais acima.
EES 1005 – Rodeio (1892-1922)
EES 1006 – Princesa (1976-1999)
EES 1007 – AGC Princesa (1999 – )
Infelizmente, não possuo imagens
**
Ver comentários de Andreia Bosi abaixo. Vale também visitar a página de Alfredo Chaves para conhecer a história do engenheiro Reeve e Matilde.
© 2015-2024 www.agencias postais.com.br (atualizado em abril 2024)
Carlos Gentil Homem era bravo com força, tanto que desviou a linha de trem para Guiomar e deu o nome das filhas aos distritos (Guiomar, Virginia e Matilde). Está enterrado perto do meu trisavô Lorenzo Ferlicini, só que no canto esquerdo de quem está de frente para a cruz. Acabo de encontrar registro de propriedade em Guiomar, hoje Vargem Alta, mas em 1920 pertencente a Rio Novo (hoje Rio Novo do Sul) em nome de Anna Salazar Gentil Homem, provavelmente sua viúva, pois ele morreu no ano do recenseamento. Tenho foto dele e tinha do túmulo, porém perdi, mas em breve estarei lá novamente.
Olá, de fato a história dos nomes das filhas não se confirma, é conflitante. Agora quanto à mudança de Rodeio, é fato. Tenho recebido pedidos de ajuda quanto à dificuldade de encontrar certidões de casamento, especialmente de Piúma/Iconha. Remeto as pessoas ao cartório de Rodeio e lá estão elas. Gentil Homem notou a má vontade do governador em obedecê-lo, então saqueou o cartório de Iconha e transferiu a Rodeio, onde estão os arquivos até hoje. Forte abraço!
Olá, Andreia, mais uma vez prestigiando o site com seus comentários. Um abraço.
Olá! Vi uma outra história que dizia que Matilde tem esse nome por que o engenheiro Carlos Bloomer Reeve deu esse nome para homenagear sua esposa. Será que essa Matilde é a mesma filha do coronel?
Olá, Toniel
Eu tinha visto essa história também. Mas repare que a estação se chamou eng Reeve e só mais tarde Matilde quando a Leopoldina apareceu. Agora, acho que ele ter chamado o povoado de Matilde, sendo o engenheiro da EF, um tanto descabida.
Vale dizer que acabei de atualizar a página de Alfredo Chaves e particularmente Matilde, onde finalmente se estabeleceu a conexão ferroviaria entre o então DF e Vitória. Pensei que talvez vc tivesse interesse.